Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Alerta – seu café pode estar impróprio para consumo
Notícias

Alerta – seu café pode estar impróprio para consumo

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassifica 14 marcas de café torrado por impurezas e irregularidades
Henrique RodartePor Henrique Rodarte01/07/2024Atualizado:14/07/2024
Facebook Twitter WhatsApp
xicara de café
Facebook Twitter WhatsApp

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou a desclassificação de 14 marcas de café torrado devido à presença de matérias estranhas e impurezas, acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570. As empresas responsáveis devem recolher os produtos impróprios para consumo. Isso conforme o artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que determina o recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

Esta ação integra a Operação Valoriza, que realizou fiscalização em todo o país entre 18 e 28 de março de 2024, com 168 amostras de café. O Mapa orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromperem o consumo e solicitarem a substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Lista de marcas de café com impurezas
Reprodução – MAPA

Consumidores devem informar imediatamente pelo canal oficial Fala.BR ao encontrarem essas marcas à venda, detalhando o estabelecimento e endereço onde adquiriram o produto. O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária conduz as fiscalizações de café torrado e moído.

Leia Também:

Porque o azeite está caro?

Salários no agro; empregos de até R$ 200 mil, revela pesquisa

8º Encoffee reúne mais de 900 cafeicultores e discute clima, mercado e sustentabilidade

Em comunicado, o Mapa reafirma seu compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. E promete continuar com uma vigilância rigorosa em todo o Brasil para coibir irregularidades no mercado de café torrado e moído, assegurando a integridade e a confiança dos consumidores na indústria do café.

Falhas no processo de produção

As impurezas podem acabar nas embalagens de café torrado por diversas razões, que envolvem falhas em várias etapas do processo de produção. Entender esses pontos críticos é essencial para garantir a qualidade do produto final que chega ao consumidor.

Durante a colheita, os produtores podem misturar os grãos de café com elementos estranhos como folhas, galhos, pedras e outros detritos do campo. A colheita manual ou mecanizada influencia a quantidade de impurezas. A colheita mecanizada, por exemplo, tende a incluir mais material estranho devido à sua natureza menos seletiva .

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após a colheita, o café passa por um processo de beneficiamento, que inclui a secagem e a retirada da casca. Se o beneficiamento não for bem feito, resíduos da casca e outros materiais podem permanecer com os grãos. A secagem inadequada também pode levar à contaminação por insetos e outros agentes externos .

O armazenamento do café verde (não torrado) deve ser em condições controladas para evitar a contaminação. No entanto, práticas inadequadas de armazenamento podem levar à entrada de impurezas como poeira, terra, e até mesmo infestação por pragas .

Durante a torrefação, alguns materiais estranhos podem não ser completamente eliminados. A moagem pode exacerbar o problema se a peneiração e separação de materiais não forem eficientes. Equipamentos mal calibrados ou desgastados podem não remover adequadamente todas as impurezas .

Além disso, a empresa deve realizar o processo final de embalagem em ambientes limpos e sob condições higiênicas rigorosas. Para evitar esse risco, a área de embalagem deve bem cuidado e os equipamentos de embalagem regularmente limpos, para diminuir riscos significativos de contaminação do café com materiais estranhos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Consequências e controle de qualidade

As impurezas no café torrado não apenas comprometem a qualidade do produto, mas também podem representar um risco à saúde dos consumidores. Sendo assim, para mitigar esses riscos, os produtores devem implementar sistemas de controle de qualidade rigorosos em cada etapa do processo, desde a colheita até a embalagem. Isso inclui inspeções regulares, manutenção de equipamentos e treinamento adequado dos funcionários.

×
Produção e exportação de algodão devem crescer na safra 2024/2025. Setor está em alerta sobre a guerra comercial entre EUA e China.
Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão
agro em campo café café torrad café torrado contaminação do café controle de qualidade do café Desclassificação de marcas de café Impurezas no café torrado irregularidades MAPA Ministério da Agricultura e Pecuária operação Valoriza produtos impróprios
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorMaior oferta: preço do milho está em queda
Próximo Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Milho, coco, batata-doce e amendoim: os superalimentos juninos

22/06/2025

Produtores de soja avançam sobre a Amazônia

22/06/2025

Brasil reforça protagonismo climático em evento em Londres

22/06/2025

Lavoro firma acordo de recuperação extrajudicial de R$ 2,5 bilhões

22/06/2025

Frio intenso volta ao Rio Grande do Sul na próxima semana

21/06/2025

Conheça o Projeto Mangues da Amazônia

21/06/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Frio intenso volta ao Rio Grande do Sul na próxima semana

Conheça o Projeto Mangues da Amazônia

Vazio sanitário da soja começa em todo o Paraná

Tecnologias digitais impulsionam crescimento do agronegócio

Câmara dos Deputados aprova medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro

Vai comprar carne? Confira o mercado das proteínas

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Milho, coco, batata-doce e amendoim: os superalimentos juninos

22/06/2025

Produtores de soja avançam sobre a Amazônia

22/06/2025

Fazenda Bananal: conheça uma opção de turismo na Mata Atlântica

22/06/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.