Com um estande movimentado e repleto de lançamentos, a Bayer participa da 30ª Hortitec, realizada entre os dias 25 e 27 de junho, em Holambra (SP), destacando suas estratégias para impulsionar o setor de hortaliças no Brasil. A empresa apostou na força da marca Seminis — linha de sementes de hortaliças da divisão Vegetables by Bayer — e em dois novos defensivos agrícolas com moléculas inéditas, voltados para o controle de doenças em culturas de alto valor agregado.
A presença da Bayer na feira também envolveu iniciativas voltadas ao consumidor final. Com a campanha “Raízes do Sabor”, a empresa levou chefs de cozinha para preparar receitas com hortaliças durante o evento, reforçando a conexão entre alimentação saudável e o trabalho no campo. “A alimentação saudável vai de encontro com a missão da Bayer, que é ‘Saúde para todos, fome para ninguém’”, ressaltou Rafael Teixeira, gerente de contas da Seminis no Brasil.
Portfólio Seminis aposta em resistência, produtividade e novos hábitos de consumo
O portfólio da Seminis no Brasil conta atualmente com cerca de 120 variedades de sementes, distribuídas em 20 culturas. Durante a Hortitec, a marca apresentou soluções tanto para o agricultor quanto para as novas demandas do mercado consumidor. “As soluções para o agricultor em campo começam através de uma boa genética, que entrega produtividade, resistência a doenças e rusticidade. São essas características que o portfólio Seminis Bayer traz”, destacou Rafael.

Entre os principais lançamentos está o tomate ComandanTY, desenvolvido com resistência à virose TYLCV (Tomato Yellow Leaf Curl Virus), uma das doenças mais preocupantes para a cultura. Para o Nordeste do país, a Bayer aposta no pimentão Landau, com alta rusticidade e tolerância à pressão bacteriana. Outro destaque é a cebola Codal, indicada para cultivo no fim do ano, especialmente em áreas de clima quente e seco.
Além das soluções para o campo, a empresa apresentou produtos com foco direto no consumidor. Um deles é o “Bom de Mays”, milho doce tipo americano, voltado ao consumo fresco e ideal para churrascos. “Chamamos de milho americano pois é um milho que se usa para churrasco em outros países e que a gente quer fomentar no Brasil. É um milho extremamente saboroso e com apelo visual muito forte”, afirmou Rafael.

Outro produto em evidência foi o melão Orange Candy, com casca amarela e polpa alaranjada. “É um melão muito doce, muito saboroso, de alta qualidade visual e sensorial. Boa parte do melão consumido na Europa é produzido no Rio Grande do Norte e Ceará. Com o Orange Candy, queremos trazer esse padrão premium também para o mercado nacional”, completou.
Lançamentos em defensivos ampliam o controle de doenças difíceis no hortifrúti
Na divisão de proteção de cultivos, a Bayer lançou dois fungicidas com propostas complementares e abrangência para várias culturas hortícolas. O Xivana Smart é indicado para o controle da requeima e do míldio, doenças que comprometem seriamente culturas como batata, tomate, cebola, uva e alface. O produto combina dois modos de ação distintos, o que aumenta a eficácia e a resistência das plantas.
Já o Valpura tem ação sobre pintas bacterianas em batata e tomate, além de atuar contra oídio em uva, sarna em maçã e mal de sigatoka em banana — enfermidades que frequentemente desafiam os produtores. “A gente entende que essas duas inovações vão contribuir muito com o manejo do agricultor, porque são produtos com moléculas inovadoras. Isso significa uma performance de controle superior, é isso que o agricultor espera”, explicou Fábio Maia, gerente de portfólio de Frutas e Vegetais da Bayer.

Segundo ele, os lançamentos fazem parte de uma visão mais ampla da empresa sobre inovação no agro. “A tecnologia vem desde a semente até a pesquisa e desenvolvimento de moléculas para o manejo de pragas e doenças. Hoje, nosso portfólio tem mais de 50 produtos voltados ao hortifrúti, cobrindo mais de 40 culturas. Essa amplitude faz com que a gente consiga oferecer soluções reais para os desafios do dia a dia no campo”, afirmou.
Durante a feira, o estande da Bayer também serviu como espaço de troca entre técnicos, pesquisadores, produtores e representantes comerciais. A empresa reforçou a importância de oferecer um pacote tecnológico completo, que vá da escolha da semente ao controle de pragas e à entrega de alimentos saudáveis ao consumidor final.
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