Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Brasil lidera debates da cafeicultura global no 10º Coffee Dinner & Summit
    Cecafé

    Brasil lidera debates da cafeicultura global no 10º Coffee Dinner & Summit

    Fórum promovido pelo Cecafé abordou comércio, ESG, clima, logística, consumo e trabalho decente na cadeia do café
    Rian FernandesPor Rian Fernandes11/07/2025
    Facebook Twitter WhatsApp
    Imagem mostra o auditório durante apresentação no 10º Coffee Dinner & Summit
    Com público de 2 mil pessoas de 35 países, o 10º Coffee Dinner & Summit reuniu lideranças globais do setor cafeeiro em Campinas (SP) - Reprodução/Cecafé
    Facebook Twitter WhatsApp

    Com público estimado em 2 mil pessoas de 35 países, o 10º Coffee Dinner & Summit reuniu representantes de toda a cadeia produtiva do café na cidade de Campinas (SP), entre os dias 2 e 4 de julho. Promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o evento foi realizado no Royal Palm Hall e discutiu os principais desafios e oportunidades da cafeicultura mundial. 

    No total, 83 painelistas nacionais e internacionais trouxeram reflexões estratégicas sobre temas como comércio global, sustentabilidade, direitos trabalhistas, clima, consumo, geopolítica e gargalos logísticos.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    “Tivemos dedicação e esforço coletivo hercúleos de toda equipe e da organização para que essa fosse, e foi, a maior edição nos 20 anos de história do nosso evento”, afirmou Márcio Ferreira, presidente do Cecafé. “Realizamos um trabalho muito grande e meticuloso para escolher painelistas, palestras técnicas e reservadas, as muitas reuniões de negócios e institucionais, enfim… O Brasil, enquanto maior produtor e exportador e segundo maior consumidor mundial, precisa protagonizar o debate global sobre o setor e o Coffee Dinner & Summit tem esse propósito.”

    Leia Também:

    Romeu Zema afirma que agro já supera setor de mineração em Minas Gerais

    Bayer destaca soluções integradas para a cultura do café no 10º Coffee Dinner & Summit

    10ª Edição do Abisolo destacou desafios no setor de fertilizantes especiais

    Para Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, o evento reforçou o papel do Brasil no centro das discussões globais. Ele destacou o debate sobre tarifas impostas pelos Estados Unidos, o impacto das novas regulações da União Europeia, como o EUDR, as mudanças climáticas e o novo perfil do consumo mundial de café, cada vez mais influenciado por questões ESG e geopolíticas. 

    “Quando surgem novas regras e desafios climáticos, o setor é afetado de uma mesma forma, como um todo. E o nosso evento proporcionou uma união de todos os segmentos, o que é crucial, pois, unidos, trabalhamos de uma forma muito mais inteligente”, pontuou.

    Logística em alerta

    Um dos principais temas em debate foi o esgotamento da infraestrutura logística brasileira. Segundo Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, o sistema portuário nacional está no limite da capacidade, o que gera prejuízos à cadeia do agronegócio. 

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    “O sistema portuário está esgotado, o que afeta o desempenho do setor e cria dificuldades ao comércio exportador brasileiro, principalmente das cargas que demandam contêineres para embarque, como café, algodão, açúcar, carnes, frutas, entre outras, gerando milhões de dólares em prejuízos aos exportadores”, afirmou.

    O Cecafé trouxe ao evento representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Autoridade Portuária de Santos (APS), do governo do Espírito Santo, além de empresas privadas como MSC, BTP e JDE. 

    “A defasagem da infraestrutura portuária e os entraves na logística são problemas intrínsecos nossos. Precisamos alinhar o debate entre os entes públicos e privados para buscarmos os melhores caminhos”, completou Heron.

    Trabalho decente e pacto nacional

    A sustentabilidade e o respeito aos critérios ESG também estiveram no centro do evento, com foco especial na promoção do trabalho decente. Silvia Pizzol, diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé, ressaltou a importância do engajamento da cadeia cafeeira com boas práticas laborais.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    “Tivemos a oportunidade de mostrar, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Embaixada da Alemanha no Brasil e a Associação Alemã de Café, como múltiplas ações, que visam promover o trabalho decente, coexistem no Brasil e como a cafeicultura brasileira está em um nível amadurecido de diálogo social”, disse. 

    Durante o evento, o Cecafé aderiu ao “Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Garantia de Trabalho Decente na Cafeicultura no Brasil”, assinado por Márcio Ferreira e pelo ministro Luiz Marinho.

    Premiações e homenagens

    Durante a cerimônia de encerramento, o Cecafé entregou prêmios às empresas que mais se destacaram no último ano. A OFI foi reconhecida como “Destaque Exportador”, a 3Corações como “Destaque Torrefação”, a Cacique – Louis Dreyfus Company como “Destaque Solúvel” e a Cooxupé com o “Destaque Cooperativismo”, em sintonia com o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU.

    Também foram homenageadas empresas como Grupo Tristão (90 anos) e NKG Stockler (80 anos), além de parceiros institucionais: ApexBrasil (promoção internacional), Embrapa (pesquisa e inovação) e FPA (trabalho político). Os governos do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, assim como o Ministério da Agricultura e Pecuária, também receberam condecorações pelo apoio ao evento.

    Evento Carbono Zero

    Comprometido com práticas sustentáveis, o Cecafé compensou 9,8 toneladas de CO2 emitidas durante os três dias de evento, por meio do plantio de 69 árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente na Fazenda do Lobo, produtora de cafés especiais em Três Corações (MG). A neutralização foi reconhecida com o Selo Verde da startup Ecooar Biodiversidade.

    Sucesso mundial

    Vale reforçar que o Coffee Dinner & Summit é um dos principais fóruns globais da cafeicultura, realizado bienalmente. A 10ª edição, com o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Brasil”, reuniu líderes do setor, representantes governamentais e especialistas para debater os rumos da cafeicultura diante de desafios econômicos, climáticos e regulatórios.

    10º Coffee Dinner & Summit cafeicultura mundial Campinas Cecafé
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorVeja o erro que os brasileiros cometem com camarão no inverno
    Próximo Defensivos agrícolas falsificados: sinais de alerta que todo produtor deve conhecer
    Rian Fernandes

    Conteúdo Relacionado

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Como proteger sua criação doméstica contra a gripe aviária

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.