O crédito rural é um dos principais motores para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. É o que afirma Eduardo Ton, gerente de crédito e agronegócio do Sicoob Espírito Santo, em entrevista concedida ao Portal Agro em Campo durante o 10º Coffee Dinner & Summit. Segundo ele, o financiamento é o que dá escala ao campo e impulsiona o crescimento da produção nacional.
“O crédito é o poder de alavancar o agronegócio. É o que dá escala ao negócio, é muito importante. A gente acabou de encerrar o Plano Safra. No Espírito Santo, a gente é o maior repassador de Funcafé, que é exclusivo para o café”.
Conforme o gerente de crédito, a atuação do Sicoob ES no setor cafeeiro abrange toda a cadeia, do campo à xícara. “Estamos presentes em toda a cadeia do café, por isso temos o interesse de estarmos desde o produtor até o consumidor final”, completou.
Somente em 2023, o Sicoob Espírito Santo aplicou R$ 3,8 bilhões em crédito rural no estado. Para o novo ano safra, a expectativa é ainda maior. “Temos uma meta de R$ 4 bilhões, só no Espírito Santo”, projeta Eduardo, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.
“Estamos diante de um cenário de alta de juros muito grande. O custo do Brasil é muito alto hoje, mas eu costumo falar que o dinheiro mais caro é não ter o dinheiro”, disse, ao destacar que, apesar das taxas elevadas, a ausência de crédito pode representar perdas ainda maiores ao produtor rural.
Cooperativismo no agronegócio
Ainda de acordo com o entrevistado, o cooperativismo tem raízes profundas no agro capixaba. “O Sicoob Espírito Santo nasceu da junção de um grupo de produtores rurais que buscavam acesso ao crédito. Está no nosso DNA, nas nossas raízes”.
Eduardo realça que o Sicoob Espírito Santo trata o setor com atenção especial. “A gente cuida dessa carteira com carinho, com amor, com um atendimento diferenciado. A gente fala que ela tem que ser sustentável, mas também é social. Atendemos o pequeno, médio e grande produtor. Não tem distinção”, frisou.
Com uma atuação constante no setor, Ton reforça que o compromisso da instituição é de longo prazo, apoiando o produtor rural no passado, presente e futuro. “Tivemos a alegria de encontrar aqui várias empresas associadas ao Sicoob Espírito Santo”, concluiu o gerente de crédito sobre a presença no 10º Coffee Dinner & Summit.