A Cummins participou da Agrishow 2025 com o objetivo de mostrar que está pronta para atender tanto às necessidades do presente quanto às demandas do futuro no setor agroindustrial. “Estamos aqui para apresentar soluções para o hoje e amanhã”, afirmou Luciana Giles, diretora de Marketing e Comunicação da empresa.
A apresentação institucional foi conduzida por Paulo Nielsen, diretor de PowerGen para a América Latina, Daniel Malaman, gerente geral, e Mauricio Biadola, diretor de Vendas. Com mais de 105 anos de história, a Cummins está presente em 190 países, conta com 75 mil funcionários, 19 mil pontos de atendimento e investe 1,4 bilhão de dólares anuais em pesquisa e desenvolvimento.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
“Ao olharmos para o futuro, sabemos que nossos mercados e regiões continuarão se transformando, e estamos comprometidos em levar aos nossos clientes a tecnologia certa no momento certo”, disse Nielsen.
Geradores, motores e soluções pós-tratamento foram destaques
No Brasil, a empresa tem forte presença no agronegócio com cinco plantas industriais (Guarulhos, Osasco, Barueri, Caxias do Sul e Resende), 3 mil colaboradores diretos e 1.300 prestadores de serviço. Para a feira, a Cummins levou soluções que cobrem toda a cadeia do agro — da preparação do solo ao transporte —, como os geradores elétricos de 15 kVA a 4.375 kVA, com componentes próprios, carenagem diferenciada, teto inclinado e ponto de içamento central.

Foto: Pedro H. Lopes
O gerador com motor QSF 4.5 foi apontado como destaque por sua economia de 100% no consumo de combustível e 60% menos emissão de NOx e material particulado. Já o modelo QSL9 conta com nova base com 100% de contenção de líquidos, janela de inspeção integrada e manutenção preventiva eficiente. “A crescente demanda por soluções sustentáveis teve aumento de 25% em 2024, e esperamos que em 2025 seja de 20%”, afirmou Nielsen.
Tecnologia de ponta
Daniel Malaman destacou o sistema de pós-tratamento Single Module como tecnologia de ponta com desempenho e confiabilidade. “Somos líderes globais no desenvolvimento e fabricação desses sistemas. Nosso módulo é mais leve, mais econômico, tem tecnologia avançada e facilita a manutenção com menos tempo de parada”, explicou. A Cummins tem uma fábrica e um centro técnico no Brasil voltados para essa área.
Já Mauricio Biadola ressaltou a capilaridade da empresa no campo, com mais de um milhão de motores vendidos no setor agrícola globalmente. “Temos motores como o QSB 6.7, que oferece desempenho consistente e até 9% de economia de combustível em carga plena”, disse. Ele também destacou os modelos QSF 4.5 e F4.5, com cárter estrutural, 4 cilindros, sendo o motor mais potente do mercado e soluções adaptadas às particularidades de cada região.

Uma das grandes apostas da empresa para o futuro é o motor-conceito B6.7 a etanol, com ignição por centelha e foco em economia circular. “O Brasil tem um papel crucial na matriz energética global, e queremos ser protagonistas dessa transição”, concluiu Biadola.
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