A Massey Ferguson apresentou na Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto (SP), a enfardadora MF 2234 prismática, projetada para otimizar o recolhimento de palha da cana-de-açúcar, capins e outros resíduos agrícolas. O equipamento, capaz de compactar fardos de até três metros de comprimento, facilita o transporte e o armazenamento da biomassa. Portanto, promovendo alternativas de geração de energia sustentável.

Segundo Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson, a inovação chega em um momento de forte expansão do mercado de recolhimento de palhada. “O mercado de recolhimento de palhada de cana está em crescimento acentuado, impulsionado pelo foco em sustentabilidade e redução de emissões de carbono. A adoção de tecnologias como a enfardadora MF 2234 abre novas oportunidades para usinas e produtores de biomassa”, destaca.
Equipamento amplia eficiência e aproveitamento da biomassa da cana
Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha ficam espalhados pelo solo, ajudando na conservação da umidade e na proteção contra a erosão. Embora grande parte da palha permaneça no solo para conservar a umidade e proteger contra a erosão, uma parcela desse material, por outro lado, pode ser recolhida e aproveitada na produção de energia limpa. Dessa forma, a biomassa gerada abastece tanto as próprias usinas quanto a rede elétrica nacional. De acordo com levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a biomassa da cana-de-açúcar já representa atualmente 6,3% da capacidade instalada da matriz energética brasileira.

Foto: Pedro H. Lopes
Projetada para trabalhos pesados, a MF 2234 produz um fardo por minuto e cobre até quatro hectares por hora. Sua estrutura robusta garante alta durabilidade e reduz a necessidade de manutenção. Quando combinada com tratores da linha MF 7700, equipados com motores AGCO Power de seis cilindros e potências entre 195 cv e 250 cv, a operação ganha mais eficiência: a transmissão DYNA-6 Power Shift aumenta o rendimento operacional em até 30% e reduz o consumo de combustível em 15%.

A enfardadora também pode ser utilizada na produção de feno em larga escala. Portanto, oferecendo uma alternativa para pecuaristas em regiões como o Mato Grosso e o Sul do país. O sistema de monitoramento eletrônico permite ajustes automáticos no tamanho, compactação e recolhimento dos fardos diretamente da cabine, otimizando o processo e reduzindo perdas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Vaca dá à luz trigêmeos em caso raro na pecuária
+ Agro em Campo: Antracnose do milho: estudo revela origem do fungo