Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Entenda o que é bioprospecção e sua importância
Notícias

Entenda o que é bioprospecção e sua importância

Henrique RodartePor Henrique Rodarte14/05/2025Atualizado:14/05/2025
Facebook Twitter WhatsApp
Foto: divulgação Symbiomics
Facebook Twitter WhatsApp

A bioprospecção é uma técnica milenar que consiste na busca e exploração de organismos vivos – como plantas, animais e microrganismos – e seus compostos para aplicações acadêmicas, tecnológicas e industriais. No Brasil, país com a maior biodiversidade do mundo, essa prática tem enorme potencial para impulsionar a produção sustentável de alimentos. E, principalmente, o desenvolvimento de soluções inovadoras na agricultura.

O Brasil abriga mais de 116 mil espécies animais e 46 mil espécies vegetais distribuídas em seis biomas terrestres (Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal) e três ecossistemas marinhos. Estima-se que o país também possua mais de um trilhão de microrganismos. Dos quais cerca de 99% ainda são inexplorados, o que coloca o Brasil entre os maiores potenciais mundiais para a bioprospecção e bioeconomia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além da biodiversidade terrestre, o bioma marinho oferece grandes oportunidades. Em 2023, a Comissão Europeia lançou o projeto BlueRemediomics, que visa explorar espécies do fundo do mar para desenvolver processos industriais com menor impacto ambiental, reduzindo desperdícios e promovendo a reutilização de recursos naturais.

Leia Também:

Lei incentiva produção de biocombustíveis avançados no Brasil

Encontro reunirá representantes cadeia produtiva do trigo paulista

Conheça a Cumaru, a baunilha do Brasil

O que é bioprospecção e suas aplicações na agricultura

Bioprospecção é a busca sistemática por organismos vivos e compostos que possam ser utilizados para fins acadêmicos, tecnológicos e industriais. E abrange setores como cosmético, farmacêutico, alimentar e agrícola. Na agricultura, a técnica tem sido aplicada para desenvolver soluções baseadas na natureza (NBSs), como biofertilizantes, bioestimulantes e agentes de biocontrole que reduzem o uso de pesticidas e herbicidas químicos, promovendo uma produção mais sustentável.

Um dos maiores sucessos da bioprospecção agrícola no Brasil foi o desenvolvimento de inoculantes à base de Bradyrhizobium para fixação biológica de nitrogênio. Eles são amplamente utilizados na soja, gerando uma economia anual superior a US$ 2 bilhões para o país, segundo a Embrapa.

Ferramentas modernas para explorar a biodiversidade

A bioprospecção moderna utiliza técnicas moleculares avançadas, conhecidas como “ômicas”, que permitem mapear moléculas biológicas e compreender suas funções para aplicações práticas. Segundo Rafael de Souza, CEO da biotech Symbiomics, “os microrganismos nativos dos mais diversos biomas guardam enorme potencial para uso como biofertilizante, bioestimulantes e agentes de biocontrole”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Symbiomics combina tecnologias como sequenciamento genético, machine learning e edição genética para identificar microrganismos capazes de colonizar plantas e solos, aumentando a produtividade agrícola com menor impacto ambiental. “Promovemos uma agricultura mais sustentável, com menos químicos e menos nociva ao meio ambiente e à saúde humana”, afirma Jader Armanhi, COO da empresa.

Marco regulatório e importância econômica

Em 2010, os países signatários criaram o Protocolo de Nagoia para regulamentar o uso comercial de recursos genéticos, definindo diretrizes para pagamentos de royalties, transferência de tecnologia e capacitação. O Brasil ratificou o protocolo em 2021. E ele passou a vigorar oficialmente no país em 2023, fortalecendo a bioprospecção como ferramenta estratégica para a bioeconomia nacional.

Além de gerar produtos inovadores, a bioprospecção contribui para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Microrganismos explorados podem atuar como agentes de biocontrole, protegendo plantas contra pragas e estresses ambientais, e promovendo maior resistência e produtividade agrícola.

A bioprospecção, portanto, é uma das atividades científicas e econômicas mais promissoras para o futuro da agricultura no Brasil. Combinando o vasto patrimônio natural do país com tecnologias de ponta para promover uma produção alimentar mais eficiente, sustentável e alinhada às demandas ambientais globais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:
+ Agro em Campo: Produção de etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos

+ Agro em Campo: Exportações de carne suína crescem 14,6% em abril

×
Pecuária lidera exportações do agronegócio em SC
agro Bioprospecção BlueRemediomics Bradyrhizobium pesquisa sustentabilidade
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorBrasil mira mais comércio com Ásia e Sul Global
Próximo Pecuária lidera exportações do agronegócio em SC
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Azeite brasileiro é eleito o melhor do mundo em 2025

20/06/2025

Pecuaristas do Sul de Minas investem em fertilização in vitro

20/06/2025

Descubra o que é o matcha e porque ele está em alta no país

20/06/2025

Operação apreende mais de 50 toneladas de soja no Rio Grande do Sul

20/06/2025

Gohobby investe R$ 20 milhões para impulsionar uso de drones agrícolas

20/06/2025

Estresse hídrico preocupa produtores de cana-de-açúcar

20/06/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Greening ameaça pomares do Vale do Ribeira

Ibama apreende 12,5 toneladas de pescado irregular no Ceará

CNA aponta gargalos de energia para irrigação no Brasil

Brasil pode superar Europa em vendas de máquinas agrícolas

Do campo ao mundo: o poder da IA no agronegócio brasileiro

Parutaetus oliveirai: o tatu de 40 milhões de anos

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Azeite brasileiro é eleito o melhor do mundo em 2025

20/06/2025

Pecuaristas do Sul de Minas investem em fertilização in vitro

20/06/2025

Descubra o que é o matcha e porque ele está em alta no país

20/06/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.