A Fendt, marca alemã de máquinas agrícolas do grupo AGCO, apresentou nesta segunda-feira (28) na Agrishow 2025 a nova colheitadeira Fendt IDEAL 25. Desenvolvida para atender às exigências da agricultura tropical, o modelo combina tecnologias de ponta para oferecer maior produtividade, eficiência e sustentabilidade no campo.
Segundo Marcelo Traldi, vice-presidente de Fendt e Valtra na América Latina, a Fendt IDEAL 25 traz um diferencial inédito: três anos de garantia de fábrica, a maior oferecida para colheitadeiras de grãos no Brasil. “É uma forma de mostrar que confiamos na nossa tecnologia”, afirmou. Rafael Antonio Costa, diretor comercial da Fendt, também participou da apresentação.
Com motores ajustados para operar a 1.900 rpm e sistema de resfriamento AirSense, que mantém o funcionamento ideal mesmo em ambientes de alta poeira, a nova colheitadeira reduz o consumo de combustível em mais de 10% e proporciona um ganho de produtividade superior a 10%.

Tecnologia que entrega mais eficiência no campo
Entre os destaques da Fendt IDEAL 25 estão o sistema HarvestPlus, que automatiza a operação para máxima eficiência. E o Dual Helix Processor, que oferece a maior área de trilha do mercado — 45% superior aos modelos convencionais — preservando a qualidade dos grãos. Já o sistema de limpeza, 25% maior e capaz de compensar declives de até 15%, garante amostras mais limpas, mesmo em terrenos irregulares.
“Esse conjunto de tecnologias permite amostras com baixíssimo dano mecânico, especialmente em culturas como a soja, e índices de perda extremamente baixos, o que representa economia direta para o produtor”, explicou Fernando Petroli, coordenador de Marketing de Produto da Fendt.
Outro destaque é o AutoTurn, que automatiza as manobras de cabeceira e otimiza o tempo de colheita, e o sistema Teach-in, que sequencia automaticamente funções da máquina, elevando o conforto e reduzindo a fadiga do operador.
Fabricação no Brasil
Fabricada no Brasil, na unidade de Santa Rosa (RS), com forte participação da engenharia nacional, a Fendt IDEAL 25 foi projetada para longas jornadas no campo, com menos paradas. O sistema de ventilação reversível e o ejetor de pó — tecnologia exclusiva no país — melhoram a visibilidade e o desempenho em condições de muita poeira.
Outro recurso importante é a ponteira ajustável do tubo de descarga, que facilita a transferência de grãos para transbordos e caminhões. Além da nova caixa selada de acionamento das esteiras Draper, que amplia a durabilidade do equipamento.
Completando o pacote, a colheitadeira conta com o programa Fendt Gold Star, que assegura a garantia de três anos e monitoramento contínuo via Fendt Connect. Portanto, permitindo o acompanhamento em tempo real de dados como consumo, desempenho e localização da máquina. E com isso, aumentando ainda mais a disponibilidade e a eficiência no campo.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Pará firma parceria com empresas para impulsionar pecuária sustentável
+ Agro em Campo: Crise das abelhas no Texas ameaça produção agrícola