A Grunner apresentou, durante entrevista coletiva na Agrishow 2025, a versão funcional da ATR E, primeira Smart Machine movida a etanol, reforçando seu papel como uma das protagonistas na mecanização da lavoura de cana. Participaram do encontro com a imprensa José Reche, diretor Comercial e de Operações; Mateus Belei, sócio e conselheiro; e Gabriel Moretto, diretor Financeiro da Grunner.
Após apresentar o conceito do modelo na edição anterior da feira, a companhia retorna agora com o protótipo pronto para entrar em operação no segundo semestre. Desenvolvida em parceria com a DSA, a máquina é compatível com o padrão MAR-1, dispensando o uso de Arla e reduzindo riscos de incêndio ou falhas no sistema de regeneração de gases. A proposta é unir sustentabilidade e eficiência no campo.
Primeira máquina a etanol com inteligência embarcada

Foto: Pedro H. Lopes
A ATR E representa um marco na transição energética no agronegócio. Ao ser abastecida com etanol, a máquina amplia o uso de uma matriz energética limpa e renovável, sem comprometer o desempenho na operação. “A nova versão já está 100% funcional, e deve ser colocada em teste no campo, o maior laboratório a céu aberto, ainda este ano”, destacou José Reche, durante a apresentação. A substituição do diesel pelo etanol também atende às exigências de grandes players do setor sucroenergético, que buscam reduzir sua pegada de carbono com soluções operacionais mais limpas.
Nova Série S e mais conectividade
Outra novidade apresentada foi a ampliação da linha Série S, voltada à colheita de cana, agora com três modelos: ATRs, ADSs e ASPs. A nova geração da Série S traz 15 aprimoramentos. A nova geração da Série S traz 15 aprimoramentos. Um dos mais significativos é a redução do diâmetro de giro, que passou de 27,3 metros para 17 metros, representando uma diminuição de até 60% no raio de manobra. Isso impacta diretamente a eficiência da colheita ao reduzir o pisoteio da cana na linha e proporcionar maior fluidez operacional.
Outro avanço está na distribuição equilibrada da carga, resultando em mais estabilidade do equipamento e maior vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi reformulado, garantindo mais liberdade de espaço e menor interferência na caixa de carga, reduzindo o acúmulo de resíduos de cana.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
O ATRs incorpora balança eletrônica para pesagem precisa durante a colheita e retrovisor digital (Mirror Cam), tecnologia que amplia a visibilidade e melhora a ergonomia do operador. O ADSs, voltado à aspersão de sólidos, foi redesenhado para ser mais compacto, atendendo a áreas de difícil acesso. Já o ASPs, destinado à aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos, agora conta com tanque em fibra, material que reduz o peso total do equipamento e aumenta a durabilidade. Isso sem comprometer a capacidade de aplicação e a resistência em condições severas de operação.
Pós-venda fortalecido e consórcio com Mercedes-Benz
A Grunner anunciou ainda investimentos em sua estrutura de pós-venda, com a criação de um novo Centro de Distribuição em Ribeirão Preto e planos para ampliar o número de lojas. Outra frente estratégica é a criação do Consórcio Grunner Mercedes-Benz, lançado durante a feira. “É uma alternativa inteligente para o produtor se planejar, se capitalizar e adquirir tecnologia com custo-benefício mais atrativo”, disse Gabriel Moretto.
Parceria com a Michelin e foco na sustentabilidade
A companhia também reforçou sua parceria com a Michelin, com a incorporação de pneus radiais desenvolvidos especialmente para o setor sucroenergético, com maior tração, menor compactação do solo e mais vida útil. Segundo Mateus Belei, essas iniciativas são parte de um compromisso com a modernização sustentável da mecanização agrícola. “A Grunner quer ir além da entrega de máquinas. Estamos desenvolvendo soluções completas, que envolvem energia limpa, conectividade, manutenção, operação e planejamento”, afirmou.
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