O Museu do Café, localizado em Santos (SP), prepara uma nova exposição de longa duração que promete envolver os visitantes em uma experiência sobre o passado e o presente da cafeicultura brasileira. A mostra está prevista para ser inaugurada no final de 2026, abrindo oficialmente as comemorações pelos 300 anos dos Cafés do Brasil, que serão celebrados em 2027.
O museu participa da programação do 10º Coffee Dinner & Summit, realizado em Campinas (SP), e aproveita a visibilidade do evento para apresentar suas ações ao público do setor. A presença da instituição reforça a união entre tradição e inovação, conectando a história da cafeicultura nacional com os debates atuais.
Durante entrevista ao Portal Agro em Campo, a diretora executiva do Museu do Café, Alessandra Almeida, destacou a importância do novo projeto expositivo e o processo de reposicionamento institucional pelo qual o museu tem passado desde o final de 2021. A ideia é que o local seja um espaço de memória, mas também de discussão sobre o presente.
“A cafeicultura continua contando uma linda história e uma história muito importante hoje, com o Brasil sendo referência mundial na cafeicultura, principalmente na área da sustentabilidade, rastreabilidade e da qualidade dos cafés brasileiros. Dessa grande diversidade… a gente fala que o Brasil tem café para todos os gostos”
A nova exposição terá como ponto de partida a visão do consumidor e será estruturada em três eixos principais: consumo, evolução do sistema de trabalho e território, com destaque para a paisagem cultural.
“Essa exposição é somente uma dessas ações. Vão ter outras por todo o território nacional, mas também lá fora”, explicou Alessandra, ao lembrar que o museu já vem promovendo itinerâncias internacionais em países como Itália, Chile e França.

Evento do Cecafé é uma vitrine para o Museu
A diretora também comentou a relevância da participação no Coffee Dinner & Summit.
“Mais um ano que o Cecafé nos convida a participar desse importante evento que é o Coffee Dinner & Summit e trazer uma ação do museu para que possamos apresentar a esse público, que é tão diverso.”
Segundo ela, o evento é uma grande vitrine que ajuda a atrair novos visitantes e também a reconectar aqueles que já conhecem o museu.
Vale mencionar que o Museu do Café ocupa o histórico Palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, em Santos (SP). O espaço é referência nacional na preservação e difusão da história do café no Brasil, promovendo exposições, ações educativas e culturais. Atualmente, também é um dos principais pontos turísticos da Baixada Santista.