A partir de hoje, 21 de julho, o Centro de Exposições Dom Pedro, em Campinas (SP), sedia a solenidade de abertura do X Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja 2025. O evento contará com a presença de autoridades como os dirigentes da Embrapa e representantes do Ministério da Agricultura. A primeira conferência temática abordará “Soja no Mercosul, um século depois”, com pesquisadores como Romeu Afonso de Souza Kiihl, Tuneo Sediyama, Rodolfo Rossi e Gerardo Bartolomé, sob mediação do jornalista Giovani Ferreira.
Conferências e painéis de alto nível técnico
A programação continua amanhã (22), a partir das 8h30, com a conferência “A geopolítica da cultura da soja”, apresentada por Guilherme Bastos (FGV). Em seguida, ocorrem três painéis simultâneos:
-
Soja e mudanças climáticas: discutindo o papel do Brasil na COP30, emissões de GEE, agricultura regenerativa, moderado por Carina Gomes Rufino (Embrapa).
-
Irrigação na produção: abordando outorga de água, sustentabilidade e automação — conduzido por Fernando Campos Mendonça (ESALQ/USP).
-
Qualidade da semente: com debates sobre controle, melhoramento e impacto na produtividade, moderado por Francisco Krzyzanowsky (Embrapa).
Novas tecnologias e logística internacional
À tarde, das 14h às 16h, outros três painéis analisam temas estratégicos:
-
Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM), com José Renato Bouças Farias (Embrapa).
-
Tecnologia de aplicação aérea (drones e aviões), mediado por Fernando Adegas (Embrapa).
-
Soja para biocombustíveis, debatendo uso na produção de biodiesel e SAF, riscos de uso da terra e fatores econômicos — moderação de Priscila Sabaini (Embrapa Meio Ambiente).
Na Arena de Inovação (16h–17h), ocorrem palestras sobre Inovação e Mercado e o uso de Inteligência Artificial e Imagens Espectrais para Avaliação de Sementes e Grãos.
Desafios logísticos para exportação no Mercosul
O dia termina com painel que examina os obstáculos à exportação de soja na América Latina — desde o uso de hidrovias até infraestrutura de armazenagem — liderado por Marcelo Alvares de Oliveira (Embrapa).
Marcos e novidades da edição comemorativa
Em comemoração aos 50 anos da Embrapa Soja, a edição temática 2025 enfatiza “100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã”. O fórum técnico-científico da cadeia da soja, com cerca de 2 mil participantes, apresentará quatro conferências. Serão 15 painéis e mais de 50 palestras, incluindo espaço hands-on chamado Mãos à Obra, com foco em cinco temas: fertilidade do solo, manejo de nematoides, plantas daninhas, bioinsumos e desenvolvimento radicular. Ainda, haverá o workshop internacional Soybean2035: A decadal vision for soybean biotechnology, com especialistas da China, EUA, Canadá e Brasil.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conheça a doença silenciosa que ataca trabalhadores rurais
+ Agro em Campo: RS – chuvas intensas de junho atrasam plantio do trigo