Durante a abertura do 10º Coffee Dinner & Summit, realizada nesta quarta-feira (2) em Campinas (SP), o prefeito Dário Saadi (Republicanos) concedeu entrevista exclusiva ao Portal Agro em Campo, e destacou a forte ligação do município com a história do café no Brasil. Para ele, sediar um evento internacional dessa magnitude é um reconhecimento do papel estratégico da cidade na evolução da cafeicultura nacional.
“Campinas tem uma história fantástica com o café. A cidade começou a se desenvolver com o Instituto Agronômico, a produção de café. O Instituto Agronômico foi o grande responsável pelas melhorias nas variedades dentro do café arábica”, afirmou Dário.
Segundo o prefeito, além de ter sido um importante polo produtor no passado, Campinas consolidou-se como centro de pesquisa, ciência e inovação voltado ao agronegócio.
“A cidade de Campinas foi um grande polo de produção, mas um polo de pesquisa, de ciência, ligado ao Instituto Agronômico. Então, o café está no DNA da cidade de Campinas”.
Dário Saadi também pontuou que o município se transformou em referência para eventos científicos e internacionais.
“Hoje a cidade continua focada na pesquisa, mas muito diversificada. Nós temos aqui o Projeto Sirius, que é o acelerador de partículas, um dos melhores do mundo, do Governo Federal. E a cidade também se tornou um local de grandes eventos. E esse evento do Cecafé aqui em Campinas é muito bom. Primeiro, movimenta pelo grande evento que é e, segundo, tem a ver com a história”.
O papel da ciência no agronegócio
Ao longo da entrevista, o prefeito de Campinas também aproveitou para reforçar a importância da ciência no crescimento do agronegócio, citando o papel central do Instituto Agronômico nas melhorias do café arábica e o avanço recente na qualidade do café conilon.
“O próprio desenvolvimento do café, que começou, no caso da arábica, no Instituto Agronômico, mostra que se não fosse a pesquisa daquela época talvez nós não fossemos essa potência que somos no café. É o que está acontecendo agora com o café conilon. O café conilon está tendo muita pesquisa e ele está melhorando muito a qualidade”.
E destacou o papel de outros centros de pesquisa sediados em Campinas, como a Embrapa, que fortalecem a cidade como polo de inovação tecnológica.
“A cidade tem essa importância na pesquisa, que vai também do agro até em todas as áreas. É um grande polo de inovação e tecnologia, mas é importante reverenciar a sua história e também ter eventos que fazem a cidade se movimentar”.
Escolha de Campinas como sede do 10º Coffee Dinner & Summit
Para Dário Saadi, a escolha de Campinas como sede do evento é também um gesto de reconhecimento tendo em vista a importância para o mercado de café, inclusive por meio do Instituto Agronômico.
A decisão de ter Campinas como palco do 10º Coffee Dinner & Summit também foi destacada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Cecafé, Márcio Cândido Ferreira, em entrevista ao Agro em Campo.
“Campinas foi uma escolha que nasceu em nosso coração porque a gente viaja mundo afora, participa de eventos, e não encontramos uma estrutura como tem aqui em Campinas. A gente recebe de braços abertos os importadores, autoridades internacionais e nacionais, mas, mais do que isso: a gente traz a mensagem do Cafés do Brasil”, concluiu o prefeito.