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Projeto converte caroço de açaí em energia renovável

Henrique RodartePor Henrique Rodarte22/05/2025
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A Solar Coca-Cola, uma das 15 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo, está promovendo uma revolução sustentável no Pará ao transformar caroços de açaí, antes descartados como resíduos urbanos, em fonte de energia renovável para suas operações industriais em Belém. Desde o início do projeto, em 2020, a companhia já converteu mais de 10 mil toneladas de caroço de açaí em biomassa, reduzindo significativamente o uso de combustíveis fósseis e madeira nas caldeiras de suas fábricas.

A iniciativa da Solar Coca-Cola representa um avanço importante para a economia circular na Amazônia. Apenas em 2024, foram recuperados 2,04 milhões de quilos de caroço de açaí, que deixaram de ser descartados em aterros da Região Metropolitana de Belém. O reaproveitamento do caroço como biomassa contribui para a diminuição da poluição, evita o acúmulo de resíduos e oferece uma alternativa sustentável e econômica para a geração de energia industrial.

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Valorização social e econômica

Além dos benefícios ambientais, o projeto tem forte impacto social. Desde 2021, a Solar Coca-Cola compra o caroço de açaí de fornecedores locais do Pará, gerando renda para centenas de produtores e fortalecendo a economia das comunidades extrativistas. Segundo Luciano de Oliveira Gomes, diretor regional da Solar Coca-Cola, “o projeto impulsiona a economia local, gera empregos e fomenta a renda em diversas comunidades da região”.

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O compromisso da Solar Coca-Cola com práticas ambientais inovadoras foi reconhecido nacionalmente. Em 2023, a empresa recebeu um prêmio de destaque por sua atuação sustentável e pelo fortalecimento da bioeconomia no Pará, setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, conforme destacado por entidades como o Ministério do Meio Ambiente e o Fórum Brasileiro de Bioeconomia.

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Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

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