Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Secretário Executivo de SP: “Brasil é o melhor exportador de café”
Boletins

Secretário Executivo de SP: “Brasil é o melhor exportador de café”

Rian FernandesPor Rian Fernandes04/07/2025
Facebook Twitter WhatsApp
Imagem mostra o secretário Executivo de São Paulo, Alberto Amorim, em entrevista ao Portal Agro em Campo
Secretário de Agricultura de São Paulo reforçou, durante o Coffee Dinner & Summit, o protagonismo do Brasil nas exportações de café e a força do setor cafeeiro.
Facebook Twitter WhatsApp

Durante entrevista concedida ao portal Agro em Campo, o secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Amorim, reforçou o protagonismo do Brasil na produção e exportação de café. A declaração foi feita durante a cobertura especial do 10º Coffee Dinner & Summit, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (02). 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O café no Brasil nunca deixou de ser importante. O Brasil nunca deixou, nos últimos 100 anos, de ser o maior exportador de café. Só que hoje o Brasil é o melhor exportador de café”, afirmou o secretário. 

Leia Também:

China libera exportações de soja de cinco unidades brasileiras

Sustentabilidade do café brasileiro é exemplo para o mundo, diz diretora da OIC

Wine Weekend 2025: maior feira de vinhos da América Latina chega à Avenida Paulista

Em sua fala, Amorim destaca a transformação do país de um produtor do grão tradicional para um protagonista na produção de cafés especiais e de alta qualidade. Segundo ele, o café brasileiro passou por uma revolução nas últimas décadas, deixando para trás a imagem do “café bica corrida” e ganhando espaço como bebida sofisticada e gourmet. Como exemplo claro e objetivo, estão as nuances do vinho, que pode ser degustado de diversas maneiras. 

Ao longo da entrevista, Alberto Amorim também destacou a relevância do evento promovido pelo Cecafé para o Brasil. Para ele, atingir o grau de excelência atual no setor foi possível graças a convenções do tipo. 

“É muito importante. A gente precisa transcender o cenário que conhece muito café, que é produtor e exportador de café. A gente precisa chegar no coração do consumidor, daquele que precisa do café para acordar e daquele que não dorme sem café. Nós precisamos entender o que os nossos clientes precisam. E juntando todo mundo aqui, a gente discute isso”, comentou. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na avaliação do secretário, a troca de experiências entre especialistas, empresários e pesquisadores contribui diretamente para o avanço da cafeicultura no Brasil. 

“Em suma, a gente consegue fazer uma pesquisa de alta qualidade, com todo mundo e todo mundo colabora. E é nessa colaboração, nesse cooperativismo do melhor momento e melhores conhecimentos, que a gente vai atingindo cada vez mais excelência”.

Investimento em inteligência e produtividade

Amorim também abordou os investimentos do Governo de São Paulo na cafeicultura, que segundo ele, estão cada vez mais focados em inteligência, pesquisa e inovação, especialmente em um cenário de limitação orçamentária.

“Tanto na pesquisa quanto no desenvolvimento de novas infraestruturas, nós não temos o numerário suficiente. Mas nós temos inteligência e criatividade. Foi aí que criamos uma forma de fazer parceria com iniciativas privadas”, explicou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o secretário, o foco é produzir melhor e não em maior escala territorial, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento que contribuem na geração de mais mais recursos e produtividade. 

“Produtividade e não mais produção. A gente quer produzir melhor e mais na mesma área. A gente não está cortando nenhuma árvore, mas a gente quadruplicou a produtividade. E isso é o que interessa”.

Tecnologia tropical e liderança global

Durante a entrevista, Amorim também ressaltou a liderança brasileira em tecnologias voltadas ao clima tropical e a busca internacional por conhecimento técnico nacional.

“A gente está bem à frente da grande parte do mundo. Se a gente olhar para o mundo tropical, ele é um mundo muito dinâmico. Nós, no mundo tropical, temos a melhor tecnologia e os melhores conhecimentos. Por isso somos procurados por universidades de fora do Brasil para trocar conhecimento.”

Ele lembrou que o país é referência em modelos como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e no avanço da cafeicultura regenerativa, práticas que conciliam produção agrícola com preservação ambiental.

“A gente é líder porque isso dá mais dinheiro, reduz custo e aumenta a produtividade em grana por hectare, que é o que sustenta o produtor”, concluiu.

×
Imagem mostra uma foto de Carlos Alberto Santana Jr. sendo entrevistado pelo Agro em Campo
Café e sustentabilidade: mercado se ajusta às novas regras ESG
10º Coffee Dinner & Summit Alberto Amorim Brasil cafés especiais exportador de café Produção de café São Paulo secretário
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorProdução de café cresce 400% no Brasil mesmo com área 52% menor que na década de 60
Próximo Café e sustentabilidade: mercado se ajusta às novas regras ESG
Rian Fernandes

Conteúdo Relacionado

Brasil lidera transição energética com foco em bioenergia

14/07/2025

Brasil pode reagir até terça a tarifa dos EUA

13/07/2025

Brasil lidera debates da cafeicultura global no 10º Coffee Dinner & Summit

11/07/2025

Venda de etanol cai 40% em São Paulo

08/07/2025

Exportações brasileiras de carne de frango crescem no primeiro semestre de 2025

08/07/2025

Soja sobe com alta de impostos na Argentina

07/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

22 milhões de ovos por dia; conheça a Capital do Ovo

Preço do café pode cair no Brasil, mas não por causa da tarifa dos EUA

Setor citrícola brasileiro pode enfrentar colapso com nova tarifa

Carne mais barata no Brasil? Como tarifas dos EUA podem afetar o bolso do consumidor

Atractosteus: o gigante primitivo das águas doces

95 toneladas de mel estão paradas em porto após tarifas dos EUA

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

15/07/2025

Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

15/07/2025

Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

14/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.