Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Bem estar animal – Novo desafio para avicultura mundial
    Sustentabilidade

    Bem estar animal – Novo desafio para avicultura mundial

    Cage Free é uma revolução conduzida pelas novas exigências do consumidor.
    Jaque OrnelasPor Jaque Ornelas03/06/2024Atualizado:06/06/2024
    Facebook Twitter WhatsApp
    Facebook Twitter WhatsApp

    Nos últimos anos, a preocupação com o bem-estar animal tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade e atender a demanda de um mercado consumidor cada vez mais exigente e atento aos meios de produção,  representa um desafio para a avicultura mundial.

    Uma das questões mais debatidas é o tratamento dado às galinhas poedeiras, que muitas vezes são mantidas em condições precárias em gaiolas industriais.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    O banimento das gaiolas para essas galinhas é uma medida que reflete a crescente conscientização sobre o sofrimento animal e a necessidade de práticas mais éticas na produção de alimentos.

    Leia Também:

    Mercado de ovos inicia Quaresma com preços firmes

    Estudo aponta cenário preocupante em áreas rurais do Paraná

    Palmito pupunha: produção de palmeira amazônica no interior paulista

    A União Europeia, em Junho de 2021, se comprometeu a eliminar progressivamente até 2027 a criação de animais em gaiolas.

    Já a Austrália firmou o compromisso em 2022 de abolir o uso de gaiolas na criação até 2036, enquanto que nos Estados Unidos 35% da produção de ovos já conta com o sistema de galinhas criadas livres.

    Movimento Free Cage

    Em Abril deste ano a associação de produtores Cage Free da Indonésia (ICFA) lançou a iniciativa de promover práticas sustentáveis na indústria avícola no país. No Brasil estima-se que 95% da produção de ovos ainda venha de galinhas criadas em gaiolas.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Porém, diante da crescente demanda pela modernização da criação pensada no bem estar animal, e no compromisso firmado por grandes grupos alimentícios de ter em sua gama de fornecedores produtores alinhados com a ideia de uma cadeia produtiva sustentável (como podemos conferir aqui) grandes redes de supermercados e gigantes varejistas como Carrefour, Grupo Big e Grupo Pão de açúcar também firmaram o mesmo compromisso: ter em suas gôndolas apenas ovos de galinhas criadas livres.

    Dessa necessidade surgem iniciativas como o Mira Poedeiras que vem mapeando produtores em todo o território nacional incentivando a adoção desse método de criação de galinhas poedeiras livres, proporcionando um ambiente mais natural para as aves e resultando em ovos de melhor qualidade.

    Líder no segmento da avicultura em inovação e tecnologia na América Latina , com produção total de 2,3 bilhões de ovos por ano, o Grupo Mantiqueira anunciou em 2020 que não construirá novas granjas no sistema convencional de produção e chegará a marca de 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas ate o final de 2025.

    A iniciativa conta com o apoio das principais ONG´s de proteção animal do Brasil e do mundo como a Mercy For Animals, que integra a OWA (Open Wing Alliance), uma coalizão global que luta para banir a pratica de confinamento de galinhas em gaiolas na indústria de ovos e todo.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
    Galinhas criadas livres.

    Allém disso, pensar nesse assunto e buscar meios de implementa-lo é um importante marco na evolução da indústria avícola rumo a práticas mais éticas e sustentáveis.

    Estas medidas de produção sustentáveis não apenas melhoram o bem-estar animal, mas também promovem uma produção de alimentos mais saudável e ambientalmente consciente.

    Benefícios para o consumidor e para o bem estar animal

    O fim das gaiolas para galinhas poedeiras é uma vitória significativa para o bem-estar animal. As aves terão mais espaço para se mover, esticar as asas e realizar comportamentos naturais, como ciscar e empoleirar.

    Além disso, condições de vida mais saudáveis podem reduzir o estresse e as doenças minimizando a necessidade do uso de antibióticos e melhorando a qualidade de vida das galinhas.

    Além dos benefícios para o bem-estar animal, o banimento das gaiolas também pode ter um impacto positivo no meio ambiente. Sistemas de criação mais sustentáveis podem reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar a poluição e contribuir para uma produção de alimentos mais ecologicamente responsável.

    Ao priorizar o respeito pelos animais, estamos construindo um futuro mais humano e compassivo para todos os seres vivos. Embora seja um desafio para indústria, também é uma grande oportunidade que já vem sendo aproveitada por granjas que estão atentas aos rumos da produção e o consumo mundial.

    avicultura bem estar animal Cage free Galinhas granjas Grupo Mantiqueira Livres Mercy For Animals sem gaiolas sustentabilidade sustentável
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorCNA vai ao Supremo contra importação de arroz
    Próximo Batata em alta: preço sobe mais de 40% no atacado
    Jaque Ornelas

    Conteúdo Relacionado

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    15/07/2025

    Conheça o maior pomar urbano do Brasil

    12/07/2025

    Mulheres do agro inovam e transformam a cadeia do leite

    10/07/2025

    Companhia investe R$ 35 milhões em rastreabilidade e apoio a pequenos produtores rurais no Pará

    10/07/2025

    Sustentabilidade do café brasileiro é exemplo para o mundo, diz diretora da OIC

    04/07/2025

    Café e sustentabilidade: mercado se ajusta às novas regras ESG

    04/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Brasil no topo: azeite brasileiro é eleito o terceiro melhor do mundo

    16/07/2025

    Pesquisadores descobrem nova espécie de bagre na bacia do rio Xingu

    16/07/2025

    Brasil busca acordo para evitar tarifaço dos EUA

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.