A Fazenda Serra do Boné, localizada em Araponga, Minas Gerais, conquistou o prêmio de melhor café do mundo, no Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, em Nova York, marcando, assim, a segunda vitória consecutiva do Brasil no “Oscar do Café” mundial.
O café premiado foi descrito pelo júri como cremoso, doce e encorpado, além de apresentar um equilíbrio elegante de aromas que inclui frutas frescas, caramelo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim. “Um café maravilhosamente complexo que personifica perfeitamente sua origem brasileira”, acrescentam os jurados.
Matheus Lopes Sanglard, proprietário da fazenda, destacou-se com um café produzido pela técnica do despolpado, que potencializa os açúcares e aromas naturais da bebida.
Por fim, o júri internacional, composto por nove especialistas, selecionou o café entre vencedores de nove origens distintas que compõem o blend exclusivo da illy: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.
Além do prêmio principal, o SMS Cluster ECOM da Nicarágua foi agraciado com o título Coffee Lovers’ Choice , escolhido por consumidores que participaram de uma amostra às cegas das amostras de cafés illy em todo o mundo.
Práticas Regenerativas
Andrea Illy, presidente da illycaffè, afirmou: “Pelo segundo ano consecutivo, uma fazenda brasileira que adota práticas regenerativas nos deu o melhor café no mundo. Na Fazenda Serra do Boné, a saúde do solo, a biodiversidade e as fontes de água são preservadas graças ao uso de fertilizantes orgânicos e ao controle biológico”.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Entenda as diferenças entre os tipos de azeites
+ Agro em Campo: Preço da carne atinge novos recordes
Além disso, André Illy ressaltou que essas práticas sustentáveis são fundamentais para garantir uma produção resiliente e de alta qualidade.
O evento de estreia ocorreu em um jantar de gala no Peak, em Hudson Yards, Nova York. Sendo assim, a cerimônia atraiu diversas personalidades públicas. Entre os destaques, Francis Ford Coppola e Marina Abramović, reforçando a importância do prêmio no cenário global do café.
Além disso, no mesmo dia do evento, representantes da cadeia produtiva do café se reuniram na sede das Nações Unidas. O objetivo foi discutir a sustentabilidade do setor e as iniciativas para combater as mudanças climáticas.
O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy continua, portanto, a ser uma referência de excelência em café sustentável. Ou seja, celebra o talento e a dedicação dos produtores que destacam para a qualidade das xícaras de café illy ao redor do mundo.