O Brasil começa a semana sob alerta de temporais, com riscos elevados para várias regiões. Ou seja, avisos de “perigo potencial” foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abrangendo áreas do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Em resumo, a previsão aponta para fortes instabilidades climáticas causadas pela circulação de ventos em diferentes altitudes, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e uma frente fria em alto mar.
Alerta amarelo
O Inmet emitiu um alerta amarelo para mais de 12 estados, incluindo São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de grande parte de Mato Grosso e porções do Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o instituto, essas áreas devem registrar chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. O aviso meteorológico permanece ativo até as 10h desta segunda-feira (4).
Leia mais:
+ Agro em Campo: Camu-Camu: O “Ouro da Amazônia” e seus desafios no Brasil
+ Agro em Campo: Brasil abre 34 novos mercados agrícolas em outubro
No Rio Grande do Sul, a frente fria causará temporais principalmente nas regiões oeste e sul. Durante o fim de semana, algumas cidades já enfrentaram chuvas intensas, como Jaguarão, onde o acumulado chegou a 98 milímetros, superando a média de novembro. Nos próximos dias, o sol pode surgir, mas entre nuvens, mantendo a instabilidade predominante.
Santa Catarina e Paraná também estão sob risco, com pancadas de chuva previstas para qualquer momento. Meteorologistas alertam para ventos persistentes que podem alcançar os 70 km/h nessas regiões.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também destaca o risco moderado de inundações em São Paulo e Minas Gerais. O alerta se estende ainda ao Mato Grosso, Goiás e ao Distrito Federal, reforçando a necessidade de atenção à previsão do tempo em diversas áreas.