A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu, neste mês, a Tomada de Subsídios nº 2/SPL/2024 para atualizar o regramento e currículo da formação de pilotos agrícolas no Brasil. O prazo para enviar sugestões vai até 16 de agosto e os interessados podem participar pelo portal Participa + Brasil.
A iniciativa busca modernizar os requisitos para a formação de pilotos de aviões e helicópteros utilizados em lavouras e no combate a incêndios em vegetação, diante da escassez de mão de obra no setor e com o objetivo de garantir a segurança das operações.
A consulta pública abrange temas como a exigência de treinamentos recorrentes e o uso de diferentes aeronaves. Além disso foca na operação com sistemas de georreferenciamento com sinal diferencial (DGPS), que atualmente equipa toda a frota nacional. Essas mudanças, portanto, visam acompanhar as evoluções tecnológicas e as necessidades do mercado.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Suzano inagura maior linha de produção de celulose do mundo
+ Agro em Campo: Fungo macha alvo afeta plantações
De acordo com a Anac, essa tomada de subsídios marca a fase inicial do processo de atualização. Para participar, é necessário estar registrado na plataforma gov.br.