O azeite de oliva, tradicional líder nas cozinhas espanholas, perdeu espaço para o óleo de girassol em 2024. Dados da Associação Nacional de Industriais Envasadores e Refinadores de Óleos Comestíveis (Anierac) mostram que os espanhóis compraram 107 milhões de litros de azeite no primeiro semestre deste ano. Em contrapartida, o consumo de óleo de girassol atingiu 179 milhões de litros no mesmo período. A alta nos preços do azeite de oliva é apontada como a principal razão para a mudança de comportamento dos consumidores, no país que é o maior produtor de azeite do mundo.
Até o ano passado, o azeite de oliva representava 62% das vendas de óleos de cozinha na Espanha, enquanto o óleo de girassol correspondia a cerca de 34%, conforme dados do Ministério da Agricultura. Contudo, em 2024, esse cenário mudou drasticamente. “É evidente que o consumo de azeite de oliva está caindo na Espanha”, afirma Primitivo Fernández, porta-voz da Anierac. “Há lares que antes compravam apenas azeite de oliva e agora, pela primeira vez, compram óleo de girassol e azeite de oliva”, destaca.
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De acordo com a Anierac, as vendas de azeite em volume registraram uma queda de 18% em comparação com o primeiro semestre de 2023. Ao mesmo tempo, as vendas de óleo de girassol cresceram 25% no último ano, conforme dados oficiais. Em média, uma garrafa de óleo de girassol custou 1,86 euro por litro em 2023. Já os tipos mais caros de azeite de oliva ultrapassaram 6 euros por litro. Portanto, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.
Maior produtor mundial
A Espanha, responsável por cerca de 40% da produção mundial de azeite de oliva, enfrenta dificuldades devido às mudanças climáticas. Ondas de calor na primavera e uma seca prolongada nos últimos dois anos reduziram a colheita de azeitonas, levando o preço do azeite de oliva a níveis recordes. Esse cenário afastou o produto das mesas das famílias de baixa renda, que passaram a optar pelo óleo de girassol, mais acessível, segundo um relatório do Ministério da Agricultura sobre tendências de consumo alimentar em 2023.
O estudo aponta que, no final do ano passado, o azeite era consumido principalmente por famílias de classe média e média alta. Em alguns supermercados, garrafas de um litro de azeite extra virgem chegaram a ser vendidas por até 14,5 euros, o que levou os varejistas a equipá-las com etiquetas de segurança. Em uma tentativa de tornar o produto mais acessível, o governo espanhol reduziu o imposto sobre valor agregado (IVA) do azeite em junho deste ano.
Além disso, a maior rede de supermercados da Espanha, a Mercadona, reduziu em 25% o preço do azeite de oliva em 2024. Nesta semana, a empresa oferece garrafas de um litro por menos de 7 euros, buscando atrair mais clientes, segundo uma fonte da companhia.