Considerada a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste, a Bahia Farm Show fará a solenidade de abertura oficial. Por isso, autoridades políticas e representantes do setor agrícola, estarão presentes nesta segunda-feira (10), às 10h. Na 18ª edição do evento, que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, a homenagem celebra o elo entre o homem do campo e a terra ao trazer o tema “Agro: a herança do Brasil”.
Para o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, o tema reforça a importância do agronegócio como um dos principais pilares socioeconômicos do Brasil.
420 expositores e 1000 marcas
Inicialmente a previsão é de receber mais de 100 mil pessoas durante os cinco dias do evento. Em geral, somadas as últimas duas edições, a feira cresceu cerca de 25% de área, 9% somente este ano. Além disso, área de 246 mil metros quadrados vai abrigar 420 expositores tanto no espaço externo do complexo e quanto nos três galpões cobertos. Ao todo, o público poderá conferir cerca de mil marcas. Desde as tradicionais revendas de máquinas, veículos e implementos agrícolas, até tecnologias de irrigação, drones, softwares, aviões e estruturas como silos e armazéns.
Leilão de gado de corte
Já tradicional na programação oficial da Bahia Farm Show, mais de 1.200 animais entre bezerros, bezerras, garrotes e novilhas das raças nelores e cruzamentos industriais entre Nelore e raças europeias, serão disponibilizados para os compradores que buscam qualidade superior e genética de ponta, por exemplo. O leilão de Gado de Corte, organizado pela Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) no formato híbrido – presencial e online, acontece na próxima sexta-feira (14), às 14h30, no Tatersal da feira, em espaço exclusivo.
Uso sustentável de recursos hídricos
A Bahia Farm Show 2024 iniciará a programação oficial de palestras na próxima terça-feira (11), às 16h, com o tradicional Fórum de Abertura. Ele trará como tema o “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”. Sem dúvida, o foco será no Estudo do Potencial Hídrico que vem sendo desenvolvidos pelos produtores rurais, por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é entender a dinâmica do Aquífero Urucuia, por meio de medições e monitoramento em tempo real. No futuro a ideia é permitir maior segurança para a agricultura irrigada e para os múltiplos usos.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Abapa, Fundação Bahia e Assomiba, organiza a Bahia Farm Show.