A Plataforma Brasil Exportação, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), comemora seu primeiro ano de funcionamento. Neste primeiro ano, ela já conta com mais de 90 mil usuários cadastrados. Lançada em novembro de 2023 durante o Web Summit em Lisboa, a plataforma se consolidou como a maior ferramenta digital de serviços de comércio exterior do Brasil. Ela oferece mais de 800 serviços para apoiar empresas brasileiras na exportação.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, destacou a importância da plataforma. “Essa é uma ferramenta extraordinária porque veio para facilitar a vida de quem está interessado em exportar, do micro ao grande empresário. Ela foi pensada para ser uma comunidade que apoia os que estão iniciando no comércio internacional e os que buscam expandir mercados.”
Parceria
A ferramente foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Aplataforma oferece uma variedade de serviços, incluindo estudos de mercado, cursos, eventos e contatos de apoio no exterior.
Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, ressaltou que a plataforma está alinhada à Política Nacional da Cultura Exportadora. E tem o potencial de transformar a cultura exportadora no Brasil. “Ela simplifica o processo, permitindo um acesso mais fácil e eficiente aos recursos necessários para o comércio exterior”, afirmou.
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Entre as funcionalidades desenvolvidas ao longo do ano está o Calendário Brasileiro de Promoção Comercial. Ele reúne eventos internacionais apoiados por organizações brasileiras. Já o Mapa Digital oferece contatos de apoio no exterior em mais de 80 países. Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, enfatizou que a plataforma permite que pequenos negócios se integrem aos processos de exportação.
Exemplos
Empresas como a Maison Charlô, especializada em mesa posta, e a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas (AMAZONBAI) já se beneficiaram dos serviços oferecidos pela plataforma. Karen Reis, da Maison Charlô, destacou como a plataforma ajudou na elaboração de estratégias para vendas internacionais. Já Amiraldo de Lima Picanço, presidente da AMAZONBAI, afirmou que a ferramenta foi crucial para impulsionar as primeiras exportações da cooperativa para os Estados Unidos e Europa.
Com um futuro promissor pela frente, a Plataforma Brasil Exportação se estabelece como um recurso essencial para empresas brasileiras que desejam explorar oportunidades no mercado internacional.