As chuvas devem reduzir as temperaturas, mas o calor permanecerá. Ou seja, segundo o Cemaden, as frentes frias nesta época do ano trazem dias abafados e precipitações mais intensas, sem a chegada de ar frio significativo.
São Paulo
No Estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas volumosas e ventos fortes na região oeste. Além disso, na área central, incluindo a capital, há risco de temporais, que podem causar alagamentos e transtornos urbanos.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a região serrana está em alerta para tempestades. Em resumo, na capital e no restante do Estado, a previsão é de chuva moderada a forte.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, o sul do Estado apresenta alto risco de temporais. Na região central, incluindo Belo Horizonte, a chuva deve ser moderada a forte durante a noite. Além disso, no domingo (1/12), a capital mineira pode registrar máxima de 29 °C, segundo o Inmet.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as chuvas mais intensas devem atingir Goiás e Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 100 milímetros. Já Mato Grosso e o Distrito Federal terão precipitações mais leves.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Safra de cana será quase 5% menor por causa do clima
+ Agro em Campo: Pepino-do-diabo: pesquisadores revelam o mistério explosivo da espécie
Calor persiste no Norte e no Nordeste
No Norte, as chuvas ocorrem de forma isolada, especialmente no Acre, em Rondônia e no oeste do Amazonas. Em Manaus, as temperaturas continuam elevadas, acima dos 29 °C.
No Nordeste, não há previsão de chuva para o fim de semana. Municípios do interior de Pernambuco, Maranhão e Piauí podem registrar máximas próximas de 40 °C.
Região Sul terá temporais localizados
No Sul, a previsão indica temporais no norte do Rio Grande do Sul, especialmente no domingo. Chuvas fortes podem atingir Santa Catarina e Paraná, mas tempestades não devem ocorrer.