O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a recepção de uma carta do vice-presidente executivo da Danone, Laurent Sacch, e da presidente na América Latina, Silvia Dávilla, esclarecendo informações sobre a compra de soja de origem brasileira.
O documento reafirma o compromisso da empresa com a soja brasileira em suas operações locais e internacionais, em conformidade com as regulamentações vigentes.
A carta destaca: “Confirmamos e ratificamos que a Danone continua consumindo soja brasileira em suas operações locais e internacionais. Se qualquer menção de executivos do Grupo levou a entendimentos errados sobre a sustentabilidade da soja brasileira, pedimos as mais sinceras desculpas.”
Ministério reitera padrão de qualidade nacional
O Mapa aproveitou a oportunidade para reiterar os altos padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária no Brasil. A pasta também elogiou o trabalho do setor e seu compromisso com práticas sustentáveis.
O Brasil mantém boas relações diplomáticas que resultaram em conquistas significativas para o agronegócio. Nos últimos dois anos, o país conquistou 284 novos mercados em 62 destinos, ampliando seu portfólio de produtos agropecuários.
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Esse contexto reforça os benefícios advindos da conclusão das negociações do acordo Mercosul-União Europeia, inaugurando uma nova fase próspera nas relações entre os países do bloco.
A Danone enfatizou a importância da soja brasileira como insumo essencial na cadeia de fornecimento de ração animal para suas operações de laticínios em todo o mundo. No Brasil, a maior parte desse volume é adquirida por meio do Centro de Compras da empresa e disponibilizada a produtores de leite parceiros.
Além disso, a empresa se comprometeu a garantir que a soja provenha de fontes sustentáveis e livres de desmatamento, incentivando seus produtores parceiros a adquirir ração apenas de fornecedores que respeitem esse compromisso.
Agricultura sustentável
A Danone também reconheceu o esforço do governo brasileiro em preservar as florestas locais e seus programas dedicados à proteção da Amazônia e ao avanço da agricultura sustentável. A carta ressalta ainda o trabalho das associações comerciais e dos agricultores brasileiros comprometidos com práticas inovadoras e sustentáveis no campo.
Por fim, a Danone reafirmou seu compromisso com todos os parceiros no Brasil, incluindo fornecedores, agricultores, governo e consumidores.
O envio da carta pode ser uma tentativa de evitar o mesmo boicote que o grupo Carrefour sofreu ao atacar a qualidade do produto nacional. Isso significa que a reação dos produtores e do governo as inúmeras tentativas de prejudicar o nome do produto brasileiro foi válida. E que em um mundo competitivo, essa defesa do interesse nacional tem que ser cada vez mais enfática. E firme.