A abertura do 13º Congresso Andav ocorrerá em 6 de agosto, às 10h, na Plenária do Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento, que vai até 8 de agosto, promete reunir um público recorde de mais de 13,5 mil pessoas.
Com o tema “Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo”, o congresso se consolida como o principal encontro para networking e atualização dos profissionais da distribuição de insumos agropecuários. Serão quatro pavilhões e mais de 24 mil metros quadrados de exposição, com a participação de 250 marcas.
Pela primeira vez, a solenidade de abertura será aberta a todos os visitantes da feira. A programação começará com uma apresentação da Orquestra Madrigal. Depois terão os pronunciamentos de Paulo Tiburcio, Presidente Executivo da Andav, e José Hara, Presidente do Conselho Diretor da Andav. Entre as autoridades confirmadas estão Guilherme Piai Filizzola, Secretário de Agricultura de São Paulo, Silvia Masshurá, Presidente da Embrapa, e o Deputado Federal Arnaldo Jardim.
A abertura oficial contará com uma palestra magna do Professor Emérito da FGV Agro, Roberto Rodrigues, abordando o tema central do congresso. Ainda no primeiro dia, o Deputado Federal Pedro Lupion, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, falará sobre a defesa e o fortalecimento do agronegócio no Brasil.
Durante os três dias de evento, os participantes poderão assistir a palestras e painéis com especialistas renomados, como Paulo Guedes, Luis Felipe Pondé e Marcos Fava Neves. Temas como sustentabilidade, gestão, mercado de commodities, mudanças climáticas e inovação, por exemplo, estarão em pauta.
Além disso, o evento deste ano também traz uma novidade: um podcast exclusivo, gravado ao vivo, com o comando de Luciano Pires, escritor e palestrante.
Agenda setorial do agronegócio
A realização do Congresso Andav ocorre logo após o Congresso ABAG. Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, destaca a importância da proximidade dos dois eventos, que discutem temas cruciais para o crescimento do setor agropecuário. Ele participará do painel “Produção, Mercado e Exportação: a Liderança do Brasil na Segurança Alimentar”, no segundo dia do Congresso Andav.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Congresso Brasileiro do Agronegócio destaca biocompetitividade e geopolítica
+ Agro em Campo: SIAVS 2024: Começa maior salão de proteína animal do Brasil
Paulo Tiburcio, Presidente Executivo da Andav, ressalta a relevância do tema escolhido para o congresso deste ano. Segundo ele, o Brasil desempenha um papel fundamental na produção mundial de alimentos, e o evento homenageia os profissionais que fazem do agro brasileiro um dos mais importantes do mundo.
Um dos pontos altos do congresso será a apresentação dos resultados da 9ª edição da Pesquisa Nacional da Distribuição, no terceiro dia de evento. Ou seja, a pesquisa oferece uma análise detalhada do mercado de distribuição de insumos agropecuários, com a contribuição das mais de 3.400 unidades comerciais associadas à Andav.
Expositores como BASF e Syngenta destacam a importância do Congresso Andav para o setor. Para Marcelo Ros, da BASF, o evento é uma oportunidade única de conectar indústria e sistema de distribuição. Já Roberto Dib, da Syngenta, ressalta o papel vital do congresso na discussão do futuro da produção brasileira de alimentos.
Em resumo, o Congresso Andav 2024 promete ser um marco para o agronegócio brasileiro, reforçando o compromisso com a inovação, sustentabilidade e a competitividade do setor.