Crescimento populacional global é grande oportunidade para o agro brasileiro, afirma Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o “Banco do Brics”. Ele será o palestrante do encerramento do 18º Circuito Aprosoja, que ocorrerá em Cuiabá no dia 24 de junho. Troyjo discutirá as oportunidades para o agro brasileiro, destacando a soja, principal cultura agrícola do país.
Troyjo aponta que as mudanças econômicas e geopolíticas globais oferecem oportunidades significativas para o setor agropecuário brasileiro. Segundo ele, enquanto alguns países enfrentarão decréscimo populacional nos próximos 25 anos, outros, como Índia, Indonésia e China, aumentarão a população mundial em cerca de 2 bilhões de habitantes. “Isso é equivalente a acrescentar outra China, outros Estados Unidos e outra Rússia no mundo”, diz Troyjo.
Demanda por Alimentos
O economista ressalta que o crescimento econômico em países com grande densidade populacional impulsionará a demanda por alimentos. Ele destaca que o Brasil, se aproveitar essas oportunidades, tem potencial para se transformar de maneira significativa, assim como fez no passado, ao passar de importador para exportador de alimentos.
“Quando você tem uma expansão econômica nesses países, a maioria da renda adicional vai para o consumo de alimentos. Observamos uma mudança estrutural na procura por alimentos devido ao aumento da demanda asiática”, explica Troyjo.
Relações Comerciais e Investimentos
Troyjo enfatiza a importância de manter as relações comerciais com os mercados europeus e norte-americanos, apesar das barreiras protecionistas. Entretanto, ele argumenta que é crucial convencer os europeus de que o discurso de proteção ambiental é muitas vezes utilizado para justificar barreiras comerciais. “É uma pena utilizar a desculpa ambiental para criar barreiras protecionistas contra a exportação do agronegócio brasileiro. No entanto, tanto o Brasil quanto os países europeus têm muito a ganhar se continuarem a expandir seu comércio”, conclui o economista.