Santa Catarina enfrenta chuvas intensas desde a madrugada deste sábado (7). A Defesa Civil prevê que o clima chuvoso persista até segunda-feira (9), com risco elevado de temporais, ventos fortes e queda de granizo.
De sexta-feira (6) até hoje, várias regiões do estado registraram alagamentos e enxurradas. A água atingiu 50 residências em Bom Retiro, na Serra Catarinense, e impactou cerca de 200 moradores. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas.
Joinville também enfrentou problemas. Enxurradas alagaram bairros, com acumulados de 120 milímetros nas últimas 12 horas. Outros municípios, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira, tiveram alagamentos pontuais.
A frente fria semi-estacionária causa instabilidade, segundo a Defesa Civil. Esse fenômeno eleva os riscos de alagamentos e deslizamentos, especialmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, que devem registrar os maiores volumes de chuva.
“O risco é alto para alagamentos e deslizamentos. No Sul do estado, o risco é moderado, com acumulados menores”, informou o órgão.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil projeta avanços para 2025 e 2026 no mercado de açúcar
+ Agro em Campo: Embrapa lança concurso público com 1.027 vagas
Chuva permanece até segunda-feira
O domingo (8) e a segunda-feira (9) devem continuar chuvosos, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Nessas regiões, como o Grande Oeste, Planaltos e Litoral Norte, o acumulado pode atingir 250 mm.
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva será frequente, mas com volumes entre 60 mm e 100 mm. Ou seja, nessas áreas, o risco para alagamentos e enxurradas é moderado.
Na segunda-feira, a intensidade da chuva diminuirá em áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Entretanto, o sistema estacionário sobre o Paraná manterá o tempo instável em boa parte do estado.
“As temperaturas vão variar entre 10°C e 17°C pela manhã. À tarde, ficam entre 13°C e 21°C. O mar estará pouco agitado, com ondas de até 2 metros, e ventos entre 30 km/h e 50 km/h”, detalhou a Defesa Civil.
Estabilidade retorna gradualmente
Entre terça (10) e quarta-feira (11), a instabilidade deve reduzir. Porém, a umidade vinda do mar manterá o tempo nublado e chuvoso, especialmente no litoral e regiões próximas.
A Defesa Civil recomenda atenção aos alertas e orientações, já que o risco de impactos hidrológicos e geológicos segue alto nas áreas mais afetadas.