O Dia do médico-veterinário, celebrado em 9 de setembro, é uma data que homenageia os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado e à saúde dos animais, além de desempenharem um papel crucial na saúde pública e na segurança alimentar.
O Agro em Campo apresenta a lista com as dez melhores faculdades de medicina veterinária do Brasil. O ranking é publicado pela Edurank, tradicional instituição que avalia universidades em 183 países.
Melhores Faculdades de Medicina Veterinária no Brasil
- Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP) – São Paulo
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul
- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Rio de Janeiro
- Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Rio Grande do Sul
- Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Paraná
- Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais
- Universidade Federal de Paraná (UFPR) – Paraná
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – São Paulo
Dia do Médico-Veterinário
Entre os dias 7 e 8 de setembro, o Senado iluminou-se de verde em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário, celebrado hoje (09/09). Além disso, aqueles que passaram nas proximidades do local puderam perceber a campanha nacional intitulada “Uma profissão, várias formas de cuidar. Médico com V de valor. Médico com V de vida”, que foi lançada pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs).
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brusone – fungo que ameaça produção de trigo avança no mundo
+ Agro em Campo: 3 frutas brasileiras entre as mais saborosas do mundo
Essa ação integra, portanto, uma iniciativa mais ampla do Sistema CFMV/CRMVs, que, além de ressaltar a relevância da Medicina Veterinária para a sociedade brasileira, busca também destacar a rica biodiversidade do país. Portanto, no Brasil, existem aproximadamente 200 mil médicos-veterinários, sendo que 58% são mulheres e 42% são homens.
Ou seja, esses profissionais exercem um papel fundamental não só na saúde animal, mas também na produção sustentável, na proteção da vida selvagem e na saúde pública.
Além disso, o Brasil abriga cerca de 150 milhões de animais domésticos, 234 milhões de bovinos, 45 milhões de suínos, 1,5 bilhão de aves e 29 milhões de ovinos e caprinos, sem contar aproximadamente 120 mil espécies de animais selvagens.
Esses dados, por sua vez, enfatizam a importância da atuação dos médicos-veterinários em diversas áreas, refletindo o impacto significativo que esses profissionais têm na saúde e bem-estar dos animais, bem como na segurança alimentar e na preservação do meio ambiente.