No Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta quarta-feira (28), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) celebra os resultados alcançados pelo seu programa de voluntariado empresarial, o Tecpar em Ação. Desde seu lançamento há seis anos, a iniciativa já impactou diretamente 20 mil pessoas. E demonstra o compromisso do instituto com a responsabilidade social e a sustentabilidade.
Hosana Lopes Francisco, coordenadora do programa e gerente de Relações Públicas do Tecpar, destaca que o Tecpar em Ação foi criado para servir como um modelo para outras empresas, proporcionando aos voluntários a oportunidade de contribuir em realidades sociais diferentes das quais estão acostumados. “O programa busca identificar e responder às necessidades das instituições sociais locais, especialmente aquelas próximas ao campus, fortalecendo o papel social do Tecpar como uma empresa pública”, afirma.
O Tecpar incentiva seus colaboradores a dedicarem parte de seu tempo a atividades voluntárias, permitindo que utilizem até quatro horas mensais da jornada de trabalho para isso. Atualmente, 70 voluntários estão inscritos no programa, incluindo colaboradores, bolsistas e estagiários, que se envolvem em diversas ações ao longo do ano.
O programa atua em quatro frentes principais: Sustentabilidade, Cultura, Apoio a ONGs e Educação. Desde 2019, 44 instituições foram beneficiadas, seja através de parcerias duradouras ou ações pontuais.
Educação em foco
Na área educativa, o destaque é o projeto Ciclo de Profissões, lançado em 2021 para auxiliar estudantes do Ensino Médio no planejamento de suas carreiras. Realizado em parceria com a Copel, o projeto oferece palestras sobre planejamento de carreira e mentorias individuais. Nessas mentorias, profissionais voluntários orientam os jovens em sua jornada profissional.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Alfaces da Embrapa desafiam o calor
+ Agro em Campo: Biocombustível promete aviação mais verde até 2030
Além desse projeto, o Tecpar em Ação também oferece aulas de reforço escolar, capacitação para mentores voluntários e palestras temáticas em escolas e no campus do instituto.
Impacto e reconhecimento
O impacto positivo do programa é evidente nas palavras de Thamirys Brito, coordenadora pedagógica do Projeto Vida e Promoção Social. Ela relata como a parceria com o Tecpar tem enriquecido a vida das crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Em 2019, por exemplo, uma apresentação de flauta doce feita pelos assistidos em um evento no Tecpar foi um momento marcante.
O projeto Ciclo de Profissões também tem recebido reconhecimento nacional. Em 2022, o governo federal concedeu ao projeto o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. Já em 2023, o Tecpar recebeu o Selo Sesi ODS na categoria Inovação para Sustentabilidade.
O Tecpar mantém uma chamada pública permanente para parcerias com instituições sociais, de ensino e ONGs, buscando expandir ainda mais o alcance de suas ações voluntárias. Atualmente, nove instituições em Curitiba participam do programa.