A ONG Gaia+, especializada em educação com compaixão, e a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF lançaram uma parceria inovadora para promover ativações socioemocionais em escolas da zona rural de Ilhéus, Bahia. A iniciativa, que começou na segunda quinzena de julho e se estende até setembro, visa comemorar o Dia do Agricultor e continuar a ação “Nosso Legado Nasceu para Continuar”.
A ação contempla 11 escolas e busca refletir sobre a importância das habilidades socioemocionais para professores, gestores, coordenadores e assistentes de ensino. O projeto beneficiará 80 profissionais da educação, impactando mais de mil estudantes. Os participantes terão acesso ao curso de Formação “Aprendizagem para Corações e Mentes” (programa SEE Learning®), oferecido pela ONG Gaia+.
Marcelo Batistela, vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, destacou a importância de investir em educação e apoiar as escolas. “Junto à família, temos a escola e, sobretudo, os professores, que criam o alicerce e direcionadores na nossa vida. Por isso, é essencial fomentar atividades como essa”, afirmou Batistela. Ele ressaltou a relevância de apoiar escolas rurais, onde as crianças estão na escola aprendendo enquanto as famílias trabalham na agricultura.
Além das atividades educativas, a BASF doou tintas para que os alunos das escolas participantes possam criar murais representando a interdependência e o trabalho coletivo na construção de um mundo melhor. “Essa ação é uma forma de materializar e reforçar nosso compromisso pela agricultura, por tudo que amamos”, disse Daniela Tavares, gerente sênior de Marketing da Divisão Agro da BASF.
Programa de aprendizagem
O SEE Learning®, representado no Brasil pela ONG Gaia+, é um programa de aprendizagem social, emocional e ética desenvolvido pela Universidade Emory (EUA). Ele visa fortalecer a compaixão, autoconsciência e engajamento social, abordando temas como manejo de emoções, desenvolvimento da empatia e decisões responsáveis.
Gabriela Pacífico, diretora executiva da ONG Gaia+, enfatizou a importância das parcerias com empresas privadas para ampliação do impacto. “Parcerias com empresas privadas, como a BASF, permitem que o nosso impacto seja ampliado ao mesmo tempo que continuamos honrando e atuando em nossa principal causa, a educação com compaixão”, afirmou.
Leia mais:
+ Agronegócio: um futuro cada vez mais sustentável e eficiente
+ Cerrado Mineiro – produção de café e sustentabilidade andam juntos
Escolas Contempladas:
- Escola Municipal Banco da Vitória Sede – Banco da Vitória
- Escola Municipal Herval Soledade Anexo – EMBV
- Escola Municipal Herval Soledade Morada do Porto
- Escola Municipal Herval Soledade Cáritas Diocesana
- Escola Municipal Herval Soledade Anexo – Vila Cachoeira
- Escola Municipal de Juerana – Associação
- Escola Municipal de Juerana – Retiro
- Escola Municipal de Juerana – Brígido Portela | Mamoan
- Escola Municipal de Juerana – Pedro Inácio
- Escola Municipal de Juerana Sede – Prédio escolar
- Escola Municipal Vila Nazaré Única unidade