Uma delegação de 12 empresas brasileiras dos setores de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas participou da Jornada Exportadora, um programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 29 e 31 de julho. A missão empresarial, que contou com seminários, visitas técnicas e rodadas de negócios. E gerou uma estimativa de US$ 11 milhões em negócios para as empresas brasileiras participantes.
Camila Rey, analista de Negócios do escritório da América do Sul, Cuba e Panamá da ApexBrasil, destacou que foram realizadas mais de 90 reuniões com empresas do setor durante a missão. “Essa missão empresarial trouxe muitos resultados positivos. O evento gerou uma estimativa de US$ 11 milhões em negócios para as empresas brasileiras participantes. Além disso, criou oportunidades de networking com fornecedores e compradores locais e ofereceu um panorama das melhores práticas de mercado adotadas no Uruguai no segmento de máquinas e equipamentos agrícolas”, afirmou Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil.
A empresa Fockink, que oferece soluções tecnológicas e equipamentos nas áreas de irrigação, biogás, termometria e aeração, painéis de automação e energia fotovoltaica para o agronegócio, estabeleceu contato com potenciais parceiros para representar sua marca no Uruguai. “Foi muito proveitoso, cumprimos os objetivos estabelecidos e conseguimos nos reunir com uma empresa que tem tudo para fazer a representação do nosso negócio no Uruguai”, relatou Elias Bacadare, assistente comercial da Fockink, informando que o evento trouxe uma estimativa de US$ 500 mil em negócios para a empresa.
Perspectivas positivas para o comércio bilateral
O Brasil é o principal fornecedor do Uruguai, com 20% de participação no mercado. A ApexBrasil acredita que é possível aumentar esse fluxo de comércio bilateral. De acordo com o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, existem 1.455 oportunidades de exportação para o Uruguai. Principalmente em setores industriais, como máquinas e equipamentos de transporte.
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Bruno Cordeiro, representante da empresa Bozza, também falou das perspectivas positivas a partir da Jornada Exportadora. “A ApexBrasil ofereceu todo o suporte necessário para estarmos nessa missão empresarial e foi incrível. Conseguimos participar das rodadas de negócios, obtivemos muitos contatos e conversamos com diferentes clientes”, destacou o representante, acrescentando: “plantamos uma semente agora para, amanhã, trabalharmos juntamente com os empresários do Uruguai”.
Sobre o programa Jornada Exportadora
O programa Jornada Exportadora reúne empresas prontas para iniciarem ou aprimorarem sua jornada na exportação. Especialmente as que já participaram do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX). Tem como objetivo possibilitar uma experiência comercial imersiva e promover oportunidades de negócios em outros países. A Jornada combina qualificação com apoio à inserção internacional, oferecendo aulas de idiomas, warm up, seminário de mercado, visitas técnicas e rodadas de negócios.
Essa foi a terceira edição do programa, lançado em abril deste ano. A primeira edição ocorreu na Colômbia e explorou estratégias de negócios no setor de Tecnologia da Informação. A segunda foi no Peru para uma imersão no ramo de alimentos e bebidas. Além destas, outras missões estão previstas para ocorrer ainda neste ano, com foco em outros setores.