A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) promovem o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas. O evento começa hoje e vai até 29 de novembro no Hotel Royal Tulip, em Brasília.
O evento contará com mais de 500 reuniões. E tem como objetivo fortalecer as relações entre instituições governamentais, adidos agrícolas e setores produtivos de alimentos e bebidas. E visa aumentar as exportações brasileiras e facilitar o acesso a mercados internacionais.
A cerimônia de abertura está marcada para hoje, segunda-feira (25), às 17h, com a presença de autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Carlos Fávaro. O encontro reunirá 40 adidos agrícolas brasileiros, representantes dos Escritórios da ApexBrasil e entidades do agronegócio, todos focados em ampliar as exportações.
ExportaAgro
Um dos destaques do evento será o lançamento do programa ExportaAgro. O programa oferecerá um calendário unificado com mais de 40 ações internacionais voltadas para o setor agropecuário. O programa reunirá eventos organizados pela ApexBrasil e pelos ministérios envolvidos, disponibilizando quase duas mil vagas para empresas e cooperativas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Pesquisa da Embrapa desenvolve feijão mais saudável
+ Agro em Campo: Governador sugere boicote ao Carrefour e Atacadão
Além disso, o encontro contará com a participação dos adidos recém-designados para 11 novas adidâncias agrícolas que serão inauguradas ainda este ano em países como Argélia, Bangladesh e Emirados Árabes Unidos. Com a gestão do ministro Carlos Fávaro, o Brasil já abriu 277 novos mercados, sendo 200 apenas em 2024. As novas adidâncias têm como objetivo identificar oportunidades e desafios no comércio internacional.
O Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas promete ser uma plataforma importante para discutir práticas sustentáveis na agropecuária brasileira. E, além disso, fortalecer laços comerciais com outros países.