A Bunge, uma das líderes globais nos setores de alimentos e agronegócios, fez uma doação de 10 toneladas de farelo de soja à Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). Essa iniciativa visa auxiliar os apicultores do Rio Grande do Sul, que enfrentaram perdas significativas devido às enchentes recentes. As condições climáticas adversas impediram que muitos enxames estocassem a quantidade necessária de alimentos para sobreviver ao inverno.
O farelo de soja, que será combinado com açúcar, alimentará os polinizadores até que a vegetação local se recupere. Esta doação integra o projeto Semêa, desenvolvido pela Fundação Bunge, que foca na agricultura de baixo carbono e em práticas regenerativas, promovendo a preservação do solo, da floresta e da água.
Impacto das enchentes na apicultura
Um levantamento da Federação Apícola e de Meliponicultura do Rio Grande do Sul, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), revelou que cerca de 17 mil colmeias foram destruídas durante as enchentes de maio de 2024. Esse número não inclui as colmeias parcialmente atingidas ou aquelas em risco devido à falta de alimentos. O que pode elevar a estimativa de perdas para cerca de 35 a 40 mil colmeias.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Cientistas brasileiros desenvolvem nova espécie de trigo
+ Agro em Campo: Conheça 5 receitas da fazenda para esse frio
A escassez de abelhas pode ter consequências graves para a polinização de diversas plantas, afetando a produção agrícola de culturas como maçã e melancia, além de reduzir a produtividade de grãos.
Conheça a A.B.E.L.H.A.
A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem como missão liderar a criação de uma rede em prol da conservação das abelhas e outros polinizadores. A entidade busca reunir, produzir e divulgar informações científicas que visem à conservação da biodiversidade brasileira. E também à convivência sustentável entre a agricultura e os polinizadores.
Com esta doação, a Bunge reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a agricultura. E contribui para a recuperação de um setor vital para a produção de alimentos no Brasil. Essa ação não apenas apoia os apicultores, mas também destaca a importância das abelhas na polinização e na segurança alimentar do país.