A confirmação de um foco da doença de Newcastle em uma granja comercial de frangos no município de Anta Gorda (RS) preocupa o setor avícola. A granja está localizada na região do Vale do Taquari e a confirmação ocorreu no final da semana passada. Pesquisadores do Cepea afirmam que uma suspensão prolongada das compras de carne de frango brasileira pode impactar o mercado interno.
Exportação x foco de newcastle
O embargo inicial já imposto pelo Brasil dura 21 dias. Se esse prazo for ampliado, a disponibilidade interna de carne de frango aumentará acentuadamente. Esse cenário pode resultar em quedas significativas nos preços da proteína, afetando a competitividade com as carnes bovina e suína.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Doença de Newcastle: novos casos testam negativo no RS
+ Agro em Campo: ABPA e ASGAV se pronunciam sobre suspensão de exportações
No curto prazo, pesquisadores do Cepea preveem ajustes no alojamento de aves. O Brasil, atualmente o maior exportador de carne de frango do mundo, registrou crescimento nas exportações no segundo trimestre. Os embarques aumentaram 12,1% em comparação com os três primeiros meses do ano e 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secex analisados pelo Cepea.