O primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, realizado hoje na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Brasília. Ele reuniu lideranças femininas do agro de todas as regiões do país. O evento, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, contou com a presença de representantes sindicais e destacou a importância da atuação das mulheres no setor agropecuário.
Em sua mensagem de abertura, o presidente da CNA, João Martins, enfatizou o papel crucial das mulheres no desenvolvimento do agro, do sistema sindical e do Brasil. “Desde a criação da Comissão, em agosto de 2022, alcançamos conquistas significativas, sempre buscando aumentar a presença e a representatividade feminina no sistema sindical e melhorar a qualidade produtiva na agropecuária realizada por mulheres no campo,” afirmou Martins. Ele destacou o crescimento dos grupos estaduais do Sistema CNA/Senar de 3 para 18, sublinhando a crescente presença feminina na direção e organização de propriedades e empresas rurais.
Durante o fórum, as participantes se engajaram em painéis em formato de mesa redonda e participaram de uma oficina sobre representatividade rural. O evento também ofereceu um espaço de vivência, onde as participantes puderam aprender mais sobre a atuação do Sistema CNA/Senar.
Grandes nomes do setor presentes
A senadora Tereza Cristina, em seu discurso de abertura, compartilhou sua experiência no setor agropecuário e na política. Ela agradeceu João Martins e odiretor-geral do Senar, Daniel Carrara, pelo apoio às mulheres líderes. “Não foi uma trajetória fácil, mas precisamos que as mulheres ocupem cada vez mais espaços na política, no Legislativo, no Executivo e na política sindical para mudar a vida das pessoas,” disse a senadora. Ela incentivou as participantes a não desistirem de seus objetivos: “Nós fomos feitas para ultrapassar barreiras.”
Daniel Carrara destacou a influência de sua mãe em sua trajetória e carreira, e elogiou as iniciativas do Sistema CNA/Senar para promover a participação feminina. “Hoje, eu tenho o prazer de dizer que o Sistema CNA/Senar é a casa da produtora rural. Vocês, juntas, estão aqui para colocar o agro no patamar que ele deve estar, que é no topo,” afirmou Carrara.
Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, ressaltou a relevância do fórum e agradeceu às representantes estaduais e convidadas presentes. Ela relatou as conquistas da Comissão, atribuindo-as ao trabalho realizado dentro dos objetivos e eixos de atuação propostos. Conquistas que incluem o desenvolvimento de lideranças femininas, apoio a grupos estaduais e representação política e técnica. “Esse trabalho que fazemos no Sistema CNA/Senar é para que tenhamos cada vez mais mulheres ocupando espaços. Cada uma de nós sabe como devemos ser resilientes nessa jornada. E somos,” concluiu Stéphanie, durante o Fórum da Liderança Sindical Feminina.