A Indonésia, visando criar um programa de alimentação para sua população, enviou representantes da BULOG Public Corporation ao Brasil para aprender sobre as políticas públicas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), buscando uma ajuda brasileira. O diretor de Política Agrícola da Conab, Sílvio Porto, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que apoia agricultores familiares, e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que assegura uma renda mínima aos produtores rurais.
A Indonésia, com uma economia diversificada e setor agrícola significativo, busca otimizar sua segurança alimentar. A agricultura representa uma parcela importante da economia indonésia, empregando milhões e contribuindo significativamente para o PIB do país. A visita ao Brasil visa importar conhecimentos sobre gestão de sistemas de compras públicas e políticas de apoio à produção agrícola.
Leia mais:
+ Sustentabilidade: carros elétricos servem para o agronegócio?
+ Conab realiza Missão Brasil-Angola
Porto detalhou como a Conab utiliza recursos do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social para comprar alimentos de agricultores familiares e abastecer redes socioassistenciais. Em 2023, o governo brasileiro destinou mais de R$ 700 milhões para apoiar a agricultura familiar. O objetivo é incentivar projetos agroecológicos e orgânicos e promovendo a participação de mulheres e jovens rurais.
A delegação indonésia, incluindo altos executivos da BULOG, participou de reuniões onde também foram discutidas a implementação da PGPM e outras ferramentas de apoio ao setor agrícola. A experiência brasileira, que combina políticas públicas eficientes com apoio direto aos agricultores, serve de modelo. A Indonésia busca desenvolver um programa de alimentação robusto e sustentável.
É o Brasil servindo de exemplo para o mundo, mostrando que a ajuda brasileira pode colaborar na seguranã alimentar mundial.