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Sustentabilidade

Jeans sustentável: tecido criado a partir de algas marinhas

Meio Ambiente: projeto inovador pode revolucionar a indústria da moda sustentável
Beto RibeiroPor Beto Ribeiro05/06/2024Atualizado:04/10/2024
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Divulgação - Phycolabs
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A indústria têxtil brasileira, a quinta maior do mundo e a quarta maior produtora de denim (tecido usado para fazer o jeans), enfrenta um desafio crítico: a geração de aproximadamente 160 mil toneladas de resíduos por ano no país.

Mitigação do Problema

Uma startup brasileira desenvolveu uma fibra têxtil biodegradável a partir do hidrocoloide presente em algas marinhas vermelhas. “Estou ansiosa para ver o tecido no mercado da moda”, conta a estilista e CEO da Phycolabs, Thamires Pontes.

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Origem da Ideia

A ideia surgiu após a descoberta de que as algas vermelhas do tipo Rhodophyta, abundantes no Nordeste brasileiro, podem ser usadas para produzir um material sustentável.

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Ou seja, a fibra de algas não só reduz o impacto ambiental da produção têxtil, mas também captura de 5 a 20 vezes mais carbono da atmosfera.

Inovação e Reconhecimento

A startup desenvolveu, em conjunto com a Unidade Embrapii do Instituto SENAI, uma fibra têxtil biodegradável com algas vermelhas, que permite portanto a produção do jeans sustentável.

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“Já ganhamos alguns reconhecimentos e prêmios com esta iniciativa e tudo indica que é um produto diferenciado e ecológico”, explicam os pesquisadores Adriano Alves Passos e Igor Lopes Soares.

Economia Azul

Desse modo, o uso de algas marinhas, na produção de jeans sustentável, colabora com a economia azul.

Ou seja, a nova onda que se refere ao desenvolvimento sustentável dos recursos naturais do oceano, favorece a criação de empregos e meios de subsistência. Além disso, ao mesmo tempo ajuda na preservação dos ecossistemas marinhos.

Inovação e Sustentabilidade

A inovação não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também pode substituir materiais derivados do petróleo como poliéster, nylon, acrílico e elastano, recursos não renováveis que prejudicam o meio ambiente.

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Portanto, “adotar uma abordagem ecológica na linha de produtos, atrai consumidores conscientes e alinhados com a sustentabilidade”, destaca Thamires.

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