O estado do Amazonas recebe até o dia 25 de outubro cerca de 80 pesquisadores especialistas em ciências dos solos, que se dedicam ao estudo da classificação dos solos das várzeas do Médio Rio Amazonas. A pesquisa ocorre durante a XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC). Ela começou no dia 18 de outubro em Manaus e se estenderá até Santarém, no Pará.
O evento contará com atividades itinerantes que incluem visitas a áreas rurais nos municípios do interior do Amazonas e Pará, onde os pesquisadores analisarão 17 perfis de solos para discutir e definir sua classificação.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Batata-doce: entenda as diferenças de cores e de sabores do tubérculo
+ Agro em Campo: Novo vinho nacional – Pesquisadores desenvolvem bebida fermentada a partir do umbu
A RCC é promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e organizada pela Embrapa Amazônia Ocidental. Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Solos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Esta é a primeira vez que uma RCC acontece no Amazonas. E reune mais de 80 pesquisadores de cerca de 20 instituições, incluindo universidades federais e estaduais.
Promoção do conhecimento
Maria do Rosário Lobato Rodrigues é pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental e membro da equipe de coordenação da XV RCC. Ela destacou que o evento visa aprimorar o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e promover o conhecimento sobre os solos do bioma Amazônia. “Queremos estimular o desenvolvimento de pesquisas em solos e fomentar o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais da área”, afirmou.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Solos argilosos reduzem pressão sobre arrendatários
+ Agro em Campo: BNDES libera mais R$ 2,2 bilhões para o Plano Safra 2024-2025
Rodrigues também explicou que a realização do evento envolveu intensos trabalhos prévios em campo, com três campanhas realizadas entre novembro de 2022 e outubro de 2023 para selecionar os solos estudados. Os dados coletados serão publicados em 2025 no “Guia de Campo da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos”.
As atividades de campo ocorrem em áreas rurais dos municípios amazonenses de Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Parintins, seguindo para os municípios paraenses de Juriti, Belterra e Santarém. Segundo os organizadores, o trabalho contribuirá para preencher lacunas no conhecimento sobre a formação, geografia e vulnerabilidades dos solos das várzeas do Médio Amazonas.