A alta umidade do solo e o feriado de Corpus Christi na última semana mantiveram a oferta de mandioca para a indústria limitada, sustentando as cotações da matéria-prima, segundo o Cepea.
Os produtores optaram por postergar as entregas, apesar dos preços ainda estarem em patamares baixos, reforçando a menor disponibilidade.
Essa escolha levou a um menor esmagamento de mandioca pela indústria de fécula, que enfrenta uma redução na produção ao longo do mês de maio.
Com a moagem e o rendimento industrial menores, a produção de fécula diminuiu, ao mesmo tempo em que a demanda pelos derivados de mandioca (fécula e amidos modificados) aumentou.
Comparação com a safra anterior
O Cepea destaca que, na parcial do ano (até 16 de fevereiro), foram processadas 328,4 mil toneladas de mandioca pela indústria de fécula, crescimento de 24% sobre igual período de 2023.
A oferta do 1º trimestre deve superar a de mesmo intervalo dos anos anteriores, resultado da maior disponibilidade de áreas, já que as produtividades têm se apresentado menores.