Uma semana de atividades e aprendizado junto à natureza amazônica resultou em R$ 31,7 milhões em negócios para o setor de Manejo Florestal Sustentável do Brasil. Essa foi a energia que marcou o encerramento da mais recente edição do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e de Investimentos (ApexBrasil). O objetivo é conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país.
Entre 17 e 21 de junho, 10 compradores de sete países, convidados pela ApexBrasil, estiveram em Alta Floresta, na Amazônia do Mato Grosso, para conhecer o setor e realizar negócios. Durante a semana, além das rodadas de negócios com 24 produtores brasileiros de madeira processada, os compradores viram de perto as técnicas brasileiras de manejo florestal sustentável em visitas técnicas a áreas florestais e fábricas locais.
Imersão
A programação intensa incluiu uma caminhada pela floresta nativa mato-grossense e visitas a indústrias do setor. Além disso, foram feitas rodadas de negócios entre importadores de madeira sustentável e empresas brasileiras. A região busca ser reconhecida como referência internacional em sustentabilidade. “Tivemos uma semana altamente produtiva. Mostramos aos compradores como é feita a rastreabilidade e todo o processo desde a identificação das árvores até o produto final“, afirmou Laudemir André Muller, gerente do Agronegócio da ApexBrasil. Ele destacou a importância de comprovar ao mundo a possibilidade de manejo florestal responsável.
O evento contou com o apoio do governo do estado, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNFB) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Frank Rogieri, presidente do FNFB, ressaltou que o manejo florestal sustentável é uma ferramenta efetiva no combate ao desmatamento ilegal e na preservação da fauna. “Hoje, o estado tem 5,2 milhões de hectares de área manejada. Nos últimos cinco anos, nessa região, não há registro de incêndio florestal, invasão de terra ou desmate ilegal”, destacou.
Iniciativa inédita
Pela primeira vez, a ApexBrasil promoveu o setor de madeira sustentável. Edinei Blasius, presidente do CIPEM, acredita que essa parceria tem potencial para crescer. “Esse é um evento que vai se consolidar de forma permanente no setor de base florestal, aumentando suas vendas e reconhecimento a nível mundial”, afirmou.
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Mato Grosso mantém 62% de suas florestas em pé. O secretário César Miranda explicou que cada hectare permite a colheita de 4 a 5 árvores de 46 espécies autorizadas, com controle rigoroso de extração. “Essa é mais uma demonstração de que Mato Grosso é um exemplo para o país”, complementou.
Manejo florestal na prática
No primeiro dia, os compradores participaram de uma imersão na floresta, conhecendo o processo de rastreabilidade da madeira. Em seguida, visitaram fábricas de laminados e pisos de alto valor agregado. “Vimos todo o processo e testemunhamos a meticulosidade das práticas seguidas. Temos segurança de que é uma operação sustentável”, afirmou Brad Anderson, importador sul-africano.
Franky Heirman, comprador belga, elogiou a recepção e destacou a experiência do primeiro dia. “Foi incrível, começamos desde o início até a colheita”, disse.
Rodadas de negócios e perspectivas
Após as visitas técnicas, os dias seguintes foram dedicados às rodadas de negócios entre compradores internacionais e empresas brasileiras de madeira sustentável de Mato Grosso, Pará e Rondônia. Julla Brack, proprietária da Induforest, vê o programa como uma oportunidade de voltar a exportar. “Nunca vimos uma iniciativa similar; isso tudo é muito inovador”, afirmou.
Siderlei Mason, da SM Madeiras e Laminados, já exporta para vários países e aproveitou a oportunidade para expandir ainda mais. “Estabelecemos novos contatos e fechamos alguns contratos. Estamos otimistas em gerar grandes negócios e agregar mais valor ao nosso produto”, destacou.
Sobre o Exporta Mais Brasil
A ApexBrasil criou o Exporta Mais Brasil, com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, para potencializar as exportações do país. Em 2023, com um investimento de R$5 milhões, o programa realizou 13 rodadas de negócios em 13 estados brasileiros, movimentando R$275 milhões e promovendo 3.496 reuniões de negócios entre 143 compradores internacionais e 487 empresas brasileiras. Em 2024, o programa visitará outros 14 estados, além de retornar a São Paulo e ao Ceará.