Produtores de mel de todo o país podem participar do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. As inscrições estão abertas no site do Sistema CNA/Senar até o dia 7 de julho.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), a Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e a Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram), realiza o prêmio.
O concurso visa duas variedades, o Mel Claro e Mel Escuro, destinado aos produtores que produzem até 10 toneladas por ano. Eles devem centrifugar e decantar o mel, podendo apresentá-lo no estado líquido e cristalizado.
Regulamento
Após a inscrição, o produtor deverá enviar cinco amostras do produto com, no mínimo, 200 gramas em cada embalagem. Os produtores devem enviar as amostras em embalagens de comercialização e rotular o produto conforme a legislação vigente.
Etapas
Ainda de acordo com o regulamento, o concurso terá três etapas de avaliação. As amostras do mel serão analisadas por um júri técnico, que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria na primeira fase. Vale lembrar que depois disso, os produtos serão avaliados de acordo com os aspectos visuais, aroma, sabor e harmonização, por exemplo.
Um júri popular fará a avaliação do concurso na segunda fase de avaliação. Vai ocorrer a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. Certamente, o objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais. De fato, o foco está na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
Desde 2019, a CNA Brasil Artesanal realiza o Prêmio. Também é importante ressaltar que eles já realizaram concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites, vinhos e cafés.