O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para o Sudeste e Centro-Oeste nesta quarta-feira (13). Em resumo, uma frente fria vinda do Sul deve atingir São Paulo, espalhando precipitações intensas pela região central do país até o Amazonas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Centro-Oeste e Sudeste terão chuvas volumosas

A combinação de ar quente e úmido causará instabilidades em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ou seja, os acumulados podem superar 100 milímetros, motivando novos alertas do Inmet. Ao mesmo tempo, na capital paulista, as temperaturas cairão, com máxima prevista de 20 °C.

A frente fria, que chegou ao Sul no início da semana, avançará para o oceano, alinhando um canal de umidade. Portanto, esse sistema provocará as chuvas mais expressivas nas áreas centrais e no Sudeste do Brasil.

Tempo estável retorna ao Sul

Com o afastamento da frente fria, o tempo ficará firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Até sexta-feira (15), o clima permanecerá estável. No entanto, pancadas de chuva devem retornar no final de semana, mantendo-se nos dias seguintes.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Preço do trigo sobe no Brasil, saiba os motivos
+ Agro em Campo: Nova ameaça aos pomares do Brasil é detectada

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Chuvas persistem no Norte

No Norte, calor e alta umidade intensificam as instabilidades. Rondônia, centro-sul do Tocantins, Pará e Amazonas podem registrar acumulados superiores a 100 mm em algumas áreas. Em outras partes da região, as chuvas serão isoladas, com acumulados menores no Pará e Amapá.

Nordeste terá aumento de nebulosidade

No Nordeste, o leste da região segue com tempo quente e seco. Entretanto, o sul da Bahia, Piauí e Maranhão devem registrar aumento de nebulosidade e acumulados acima de 50 mm até o feriado. A partir do final de semana, a maioria da região terá tempo seco, com chuvas leves no leste baiano.