Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Investigação da China sobre carne pode impactar seu bolso
    Notícias

    Investigação da China sobre carne pode impactar seu bolso

    Henrique RodartePor Henrique Rodarte27/12/2024Atualizado:28/12/2024
    Facebook Twitter WhatsApp
    Boi gordo mantém preços firmes em junho. Já a carne suína perdeu competitividade para a carne de frango, aponta o Cepea.
    Facebook Twitter WhatsApp

    A suspensão temporária de importações e a investigação da China sobre irregularidades em lotes de carne bovina podem desencadear reflexos significativos no mercado brasileiro, com potencial de afetar tanto o bolso do consumidor quanto a rentabilidade dos produtores rurais.

    A China, maior importadora de carne bovina do Brasil, iniciou uma investigação sobre supostas irregularidades em lotes exportados. A medida ocorre após relatos de falhas na documentação e discrepâncias nas inspeções sanitárias. Esse cenário, aliado à suspensão temporária de novos embarques, pode gerar um excedente de oferta no mercado interno, pressionando para baixo os preços da carne no Brasil, mas também acentuando desafios para o setor produtivo.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Queda no preço interno e alívio temporário para o consumidor

    Com o bloqueio parcial das exportações para o principal destino da carne brasileira – responsável por 60% das vendas externas do produto –, o excedente de carne que antes seria enviado à China tende a ser redirecionado ao mercado interno. Isso pode reduzir os preços nos supermercados, beneficiando o consumidor brasileiro a curto prazo.

    Leia Também:

    Estados Unidos doarão US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia

    Exportações crescem 9% e faturamento avança 3% no quadrimestre

    Ceia de Natal deve ficar 20% mais cara; a gente explica

    Leia mais:
    + Agro em Campo: Área cultivada com azevém no Brasil tem crescido
    + Agro em Campo: Empresário do agronegócio morre atropelado por escolta em treino de ciclismo

    “Quando há uma queda na demanda externa, o mercado interno absorve o excedente, o que costuma provocar uma redução nos preços. No entanto, é uma queda que, em geral, não se sustenta no longo prazo, pois depende de como o setor se ajustará às novas condições”. Isso é o que explica o economista agrícola João Ribeiro.

    Prejuízos para produtores e impacto na cadeia produtiva

    Por outro lado, o bloqueio pode gerar prejuízos significativos para os pecuaristas, que enfrentam aumento nos custos de produção, como insumos e transporte, enquanto lidam com margens de lucro reduzidas. Muitos produtores podem ser forçados a renegociar contratos ou buscar novos mercados internacionais para minimizar perdas.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Além disso, a falta de previsibilidade nas negociações com a China eleva a incerteza no setor. “A dependência do mercado chinês torna o Brasil vulnerável a ações como essa. Os produtores ficam expostos à volatilidade, o que afeta investimentos e o planejamento de médio e longo prazo”, alerta Ribeiro.

    A suspensão das exportações também pode pressionar o governo brasileiro a intensificar as negociações diplomáticas com a China. A relação entre os dois países é crucial, dado que a carne bovina representa uma fatia significativa da balança comercial brasileira.

    O Ministério da Agricultura já anunciou que está em contato com autoridades chinesas para esclarecer os pontos da investigação e retomar os embarques o mais rápido possível. No entanto, o processo pode levar semanas ou até meses, gerando impactos acumulados no setor.

    Possíveis desdobramentos no preço da carne

    A longo prazo, a retração das exportações pode levar a uma reorganização no mercado interno, impactando o preço da carne de forma menos previsível. Caso a suspensão persista, a queda no preço interno pode ser acompanhada por uma redução na produção. Isso resultaria em novos reajustes de preços para os consumidores.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Além disso, a menor entrada de divisas do mercado internacional pode refletir em um enfraquecimento de investimentos no setor agropecuário, comprometendo o ritmo de crescimento da cadeia produtiva.

    Especialistas destacam a importância de diversificar os destinos das exportações brasileiras, reduzindo a dependência do mercado chinês. Países como Estados Unidos, Egito e mercados europeus podem ser alternativas viáveis, mas exigem adaptações sanitárias e logísticas que demandam tempo e investimentos.

    “Essa situação ressalta a necessidade de o Brasil fortalecer sua posição em outros mercados e aprimorar os controles internos para evitar falhas que comprometam a credibilidade do produto nacional”, avalia a analista de comércio exterior Paula Machado.

    Brasil carne China crise exportação
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorChina abre investigação sobre importação de carne bovina
    Próximo Produção de cereja no Brasil tem ganhado destaque
    Henrique Rodarte
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • LinkedIn

    Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

    Conteúdo Relacionado

    Brasil busca acordo para evitar tarifaço dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Brasil busca acordo para evitar tarifaço dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.