Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » LAC Flavors – da Amazônia para o mundo
    Notícias

    LAC Flavors – da Amazônia para o mundo

    Pequenas e Médias Empresas Projetam US$ 40 Milhões em Exportações Após Evento em Manaus
    Henrique RodartePor Henrique Rodarte18/06/2024
    Facebook Twitter WhatsApp
    lac flavors abertura
    Facebook Twitter WhatsApp

    Durante a LAC Flavors, evento promovido na Amazônia pelo BID com apoio da ApexBrasil, empresas de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe participaram de rodadas de negócios com importadores internacionais. O evento, focado em sustentabilidade e equidade de gênero, gerou resultados significativos em vendas.

    Café de açaí, geleia de vitória-régia, chocolate de cupuaçu e extrato de jambu são exemplos de produtos brasileiros apresentados aos compradores globais. Em dois dias, mais de 300 empresários do setor de alimentos e bebidas se reuniram com 87 compradores de 29 países. Com isso, totalizando mais de 800 reuniões e estimativas de exportações acima de US$ 40 milhões.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Organização

    A 12ª edição da LAC Flavors, realizada em Manaus nos dias 5 e 6 de junho, foi organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento contou com a participação de pequenas e médias empresas e potenciais importadores internacionais. Pela primeira vez no Brasil, o evento contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mais de 130 empresas brasileiras participaram, realizando 281 reuniões que devem resultar em negócios estimados em US$ 14,4 milhões.

    Leia Também:

    Mato Grosso sedia discussões do G20 sobre práticas sustentáveis na agricultura

    Conheça o Projeto Mangues da Amazônia

    Governo e BNDES investem R$ 150 milhões no reflorestamento de assentamentos na Amazônia

    Segundo Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, a escolha de Manaus destaca a importância de inserir pequenas empresas no comércio exterior para promover desenvolvimento sustentável na região. “A ApexBrasil trabalha com três pilares prioritários: inclusão de mulheres no comércio exterior, diversificação regional das exportadoras brasileiras com foco no Norte e Nordeste e sustentabilidade socioambiental”, afirmou.

    Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, ressaltou o objetivo fundamental da LAC Flavors de criar oportunidades para pequenas e médias empresas. “Facilitamos o acesso ao mercado internacional porque sabemos que empresas que exportam pagam melhores salários, são mais produtivas, inovadoras e têm maior longevidade”, disse. “Aqui, no coração da Amazônia, fomentam oportunidades para manter a floresta em pé”, acrescentou.

    Equidade de Gênero

    A edição da LAC Flavors também focou na inclusão de gênero, alinhada aos programas da ApexBrasil e do BID, com 52% das empresas participantes lideradas por mulheres.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Por exemplo, a Deveras, marca do Pará, exemplifica essa inclusão. Fundada por “doutores da Amazônia”, a empresa oferece produtos inovadores como geleia de vitória-régia e cupulate. Valéria Mourão, fundadora da Deveras, destacou a aceitação dos produtos pelos compradores internacionais e o desafio de superar a barreira do desconhecimento, investindo em marketing para ganhar escala.

    A LAC Flavors também destacou a riqueza culinária e a inovação sustentável da Amazônia. A cooperativa AmazonBai, por exemplo, busca desenvolver economicamente comunidades extrativistas de açaí no Amapá sem desmatar o meio ambiente. Amiraldo Pincanço, presidente da cooperativa, celebrou a visibilidade e certificações conquistadas, além das vendas realizadas durante o evento.

    Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil promove a equidade de gênero no mercado internacional, com ações de capacitação, promoção comercial e atração de investimentos para empresas lideradas por mulheres. Em um ano, o MNI realizou mais de 30 ações, atendendo cerca de mil empresas lideradas por mulheres.

    amazônia Café de açaí chocolate de cupuaçu Deveras Equidade de Gênero geleia de vitória-régia Inovação LAC Flavors mulheres Negócios Internacionais Pará sustentabilidade
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorFalta de infraestrutura gera prejuízos bilionários ao agronegócio
    Próximo Produtor Rural – Como emitir o CCIR: passo a passo completo
    Henrique Rodarte
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • LinkedIn

    Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

    Conteúdo Relacionado

    Brasil busca acordo para evitar tarifaço dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Brasil busca acordo para evitar tarifaço dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.