Desde o dia 28 de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal. Somente nesta quinta-feira (11), em dois voos, foram despejados 24 mil litros de água em áreas atingidas pelo fogo.
Combate ao incêndio no pantanal
A FAB opera com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que usa um tubo para projetar água pela porta traseira esquerda do avião, descarregando até 12 mil litros em áreas de incêndio.
O major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão no Pantanal Sul-Mato-Grossense, destacou que esta é a primeira vez que a FAB usa o sistema MAFFS no KC-390 Millennium em uma situação real. “Realizamos diversos treinamentos simulados para que nossos pilotos e tripulantes estivessem preparados para este momento”, afirmou Santos.
A operação com o sistema MAFFS ocorre em etapas. Primeiro, há a coordenação em solo para identificar os pontos críticos. Em seguida, a equipe visualiza o local, avalia os riscos para as aeronaves e mantém contato com a equipe em terra. Após a primeira passagem, que visa a precisão e segurança, a aeronave sobrevoa novamente para lançar a água.
Depois de cada lançamento, a aeronave retorna para reabastecimento e pode decolar novamente em cerca de 40 minutos.
Desde o início da missão, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao Pantanal, totalizando 28 horas e 35 minutos de voo.
LEIA MAIS:
Pantanal em chamas: governo federal vai investir R$ 100 milhões