O Brasil conquistou uma nova abertura de mercado com a aprovação sanitária da Região Administrativa Especial (RAE) de Hong Kong para a exportação de penas de aves. Este produto possui diversos usos industriais, sendo empregado na fabricação de almofadas, travesseiros, roupas de cama e estofados, além de servir como matéria-prima para produtos de isolamento térmico e acústico.
Penas de aves
O governo brasileiro comemorou o anúncio, que fortalece a confiança no sistema de controle sanitário do país.
A nova abertura não só expande o mercado para produtos avícolas brasileiros, mas também reforça a relação comercial com Hong Kong. No ano passado, a RAE importou mais de US$ 1,15 bilhão em produtos do agronegócio brasileiro.
Com esta aprovação, o agronegócio brasileiro registra sua 72ª abertura de mercado neste ano, acumulando 150 aberturas desde o início de 2023. Este resultado é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O agronegócio continua sendo o setor mais forte do Brasil para as exportações. Portanto, cada acordo abre novas oportunidades de negócio para os produtores de todos os tamanhos.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por exemplo, tem vários programas de auxilio. Eles são voltados para o pequeno e médio produtores conseguirem abrir mercados no exterior.