O preço médio do café arábica atingiu, em julho, seu maior patamar real desde fevereiro de 2022, de acordo com levantamento do Cepea. O indicador CEPEA/ESALQ para o café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, registrou uma média de R$ 1.419,90 por saca de 60 kg até o dia 29 de julho. Este valor representa um aumento de 5,2% em relação a junho de 2024. Portanto é um expressivo crescimento de 73% em comparação ao mesmo mês de 2023.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conheça mais sobre o café que você bebe
+ Agro em Campo: Atrasos em navios afetam exportação de café em junho
Preço do café arábica
Os pesquisadores do Cepea apontam que os preços do café arábica tiveram alta volatilidade ao longo de julho. Fatores como o monitoramento do volume ofertado pelo Brasil e a possibilidade de quebra de safra do café robusta no Vietnã, devido a adversidades climáticas, influenciaram esse cenário. Além disso, a desvalorização do Real frente ao dólar também impactou as cotações globais, especialmente do arábica.
Em junho, 62% dos navios destinados à exportação de café enfrentaram atrasos nos principais portos brasileiros. Um levantamento do Cecafé, que representa 77% dos exportadores, revelou que o Brasil deixou de enviar 1,232 milhão de sacas de café ao exterior, resultando na perda de US$ 294,671 milhões em receita.