Os preços do arroz em casca permanecem estáveis no Rio Grande do Sul, impulsionados pela demanda de estados como São Paulo, Santa Catarina e Goiás. De acordo com o Cepea, a disputa entre compradores e vendedores continua a limitar as negociações no mercado à vista. Esse cenário também impede variações significativas nos valores.
Preços do arroz
Atualmente, o Indicador CEPEA/IRGA-RS, que mede o preço de arroz com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista, mantém-se em torno de R$ 117 por saca de 50 kg. Os produtores, de maneira geral, permanecem cautelosos com novas negociações, mas atentos às necessidades financeiras com o vencimento de custos de produção.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Primeiros animais que chegam à Expointer são ovinos da raça Texel
+ Agro em Campo: Presidente da Bolsa elogia medidas de Javier Milei para o agro
Por outro lado, as indústrias estão focadas na paridade de importação e ajustam-se após grandes variações nos preços de atacado nos últimos meses.
A produção de arroz no Rio Grande do Sul atingiu 7.162.674,9 toneladas na safra 2023/2024, de acordo com o Relatório Final divulgado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz. Na safra 2022/2023, foram semeados 839.972 hectares, com uma produção total de 7.239.000 toneladas. Apesar das dificuldades enfrentadas, a produção deste ano mostrou-se resiliente, mantendo números similares aos da safra anterior.