Os preços do etanol no mercado paulista registram alta contínua há quatro semanas. Pesquisadores do Cepea apontam que a demanda aquecida pelo biocombustível, que se mantém competitivo em relação à gasolina C, impulsiona essa valorização. Além disso, produtores de usinas permanecem firmes nos valores estabelecidos para novos contratos.
Outro fator que sustenta os preços é o valor elevado do açúcar no mercado internacional, aliado ao dólar forte. Esse cenário leva as usinas a direcionarem mais cana-de-açúcar para a produção de açúcar, reduzindo a oferta de etanol. Entre os dias 1º e 5 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,5337 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), um aumento de 2,72% em relação ao período anterior. Já o etanol anidro teve alta de 6,32%, com o Indicador a R$ 2,9077 por litro (líquido de PIS/Cofins).
Preços do etanol
Mesmo com essas altas, os preços atuais ainda estão abaixo dos registrados em anos anteriores. Os Indicadores CEPEA/ESALQ mensais de junho de 2024 para o etanol hidratado e anidro (considerando spot e contratos) foram os menores das últimas três safras, em termos reais, ajustados pelo IGP-M de junho.
1 comentário
O país do etanol e tão caro. Obrigado Brasil, país do pão e circo.