Com promoção do Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC), pertencente à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Prêmio Produtividade Com Modernidade chega a sua segunda edição com a expectativa de aumentar o número de concorrentes da primeira edição.
Em 2023, foram 219 participantes entre usinas, destilarias, fornecedores e associações de produtores, que concorreram em 12 categorias regionais, das quais saiu o grande vencedor da Categoria Destaque Nacional. Nesta segunda edição o número de concorrentes já alcançou o da primeira, porém as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto. Para concorrer a unidade produtora precisa ter produção superior à 500 mil toneladas de cana.
O Prêmio Produtividade Com Modernidade chega a sua segunda edição é mais do que uma distinção, é a prova de que a ciência e a inovação mudam os patamares de produção. O grande balizador do Prêmio é o Índice IAC de Produtividade, que considera a quantidade de açúcar por área e o uso de variedades de cana-de-açúcar liberadas, em datas recentes, por todos os programas de melhoramento nacionais.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Cientistas brasileiros desenvolvem nova espécie de trigo
+ Agro em Campo: Preços do arroz em casca sobem pelo quarto mês consecutivo
O objetivo do Prêmio é reconhecer as empresas que apresentem maior produtividade, utilizando variedades mais modernas. Os vencedores serão anunciados no dia 11 de setembro de 2024, em evento no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto.
Premiação regional
A premiação, como na primeira edição, será feita por região produtora, para garantir, no mínimo, 10 respostas por região, são elas:
- Estado de Alagoas
- Estados da região Norte/Nordeste, exceto Alagoas
- Estados de Goiás/Tocantins
- Estados de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul
- Estados de Minas Gerais/Espírito Santo
- Estado do Paraná
- Região de Araçatuba/SP
- Região de Assis/SP
- Região de Jaú/SP
- Região de Piracicaba/SP
- Região de Ribeirão Preto/SP
- Região de São José do Rio Preto/SP
- PRÊMIO NACIONAL DE PRODUTIVIDADE (considerando todas as regiões, a empresa que apresentar o melhor resultado no Índice IAC de Produtividade receberá o Prêmio Nacional de Produtividade.)
Conheça o ÍNDICE IAC DE PRODUTIVIDADE (IIP)
O Índice IAC de Produtividade (IIP) é obtido através da seguinte equação:
IIP = TAH5 – 0,20 x ILV
O TAH5 (toneladas de ATR por hectare) é dado pela média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora. Isto faz com que se isole o efeito do estágio médio de corte.
Já o ILV (índice de liberação varietal) é dado pela seguinte equação: ILV = % da área cultivada da variedade x (ano atual – ano de liberação da variedade), onde varia da primeira até a última variedade cultivada na unidade produtora. Com isso é conhecida a idade média das variedades utilizadas.
As inscrições vão até o dia 15 de agosto, e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/bogrcb6gtPm84tAV9
Local: Ribeirão Preto – SP Data: 11/09/2024
forms.gle
|