Uma nova frente fria promete provocar chuvas fortes no Sudeste e Nordeste neste fim de semana, especialmente na Bahia. Portanto, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro podem enfrentar temporais com risco de alagamentos e outros transtornos entre sábado (23/11) e domingo (24/11).
Alerta laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo para chuvas intensas” válido para toda a Bahia e regiões de outros estados, como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Sergipe.
Em resumo, o aviso prevê volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros em 24 horas. Ou seja, há possibilidade de ventos de até 100 km/h, acompanhados de riscos como quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
Regiões do Brasil Central, incluindo Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, também têm previsão de temporais. Além disso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) intensifica a umidade no Amapá, onde são esperadas chuvas no sábado.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Pesquisa da Embrapa desenvolve feijão mais saudável
+ Agro em Campo: Valor da produção agropecuária crescerá 7,6% na safra 2024/25
Outro alerta laranja do Inmet indica chuvas intensas neste sábado em estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No centro-sul do Brasil, a infiltração marítima levará chuvas ao litoral do Paraná, ao leste de São Paulo e a todo o estado do Rio de Janeiro durante o fim de semana.
Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, o norte de Mato Grosso do Sul e o centro-sul do Tocantins terão nebulosidade intensa no sábado. O boletim meteorológico prevê pancadas de chuva, raios e trovoadas a qualquer momento nessas áreas.
O céu ficará nublado em São Paulo, garoa e temperaturas baixas ao longo do fim de semana. A mínima será de 16ºC, e a máxima não deve ultrapassar 24ºC. Já no interior paulista, as chuvas serão mais esparsas e irregulares.